Caetano Veloso interpreta “João”, samba-canção de Cézar Mendes e Arnaldo Antunes em homenagem a João Gilberto, lançado na sexta-feira, 25 de setembro de 2026, como primeiro single do próximo álbum de Mendes.
A música foi composta por Cézar Mendes em 2020 e apresentada por ele a João Gilberto ainda em vida. A gravação reúne Caetano nos vocais e produção e arranjo de Mario Adnet.
O lançamento marca a primeira vez que Mendes prepara um álbum no qual também assume a função de intérprete. O disco, previsto para novembro pela Uns Produções, reúne canções autorais compostas principalmente em parceria com Arnaldo Antunes.
Embora a capa do single sugira uma formação minimalista, a gravação utiliza cordas da St. Petersburg Studio Orchestra e participação de músicos como Marcelo Costa, Jorge Helder, Marcos Nimrichter e Eduardo Neves.
A homenagem também retoma a ligação artística de Caetano com João Gilberto, referência central em sua formação musical. A relação inclui a parceria de Caetano com Mendes em “Aquele Frevo Axé”, gravada por Gal Costa em 1998.
Fonte: g1