Ir para o conteúdo

quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

JUSTIÇA

Fachin pede parecer da PGR sobre afastamento de diretor da PF

Fachin determina que a PGR se manifeste sobre o afastamento de Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal.

Compartilhe
WhatsApp

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, determinou nesta sexta-feira, 25 de setembro de 2026, que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o afastamento do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

O afastamento havia sido determinado pelo ministro André Mendonça em 8 de setembro. A decisão também ordenou que a Corregedoria da PF apurasse a conduta de Rodrigues em procedimentos penais e administrativo-disciplinares.

No dia seguinte, o ministro Flávio Dino determinou a reintegração de Andrei Rodrigues ao cargo, em resposta a um pedido apresentado pelo diretor no âmbito da investigação sobre o suposto desvio de emendas parlamentares para o filme Dark Horse, sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Flávio Bolsonaro, senador e candidato à Presidência da República, é investigado em um dos inquéritos que apuram o financiamento da cinebiografia.

Na mesma data da decisão de Dino, Fachin suspendeu as medidas relacionadas ao afastamento e manteve Rodrigues no cargo.

A decisão ocorre em meio a uma crise no STF. Alexandre de Moraes havia pedido a investigação de Mendonça por supostos “indícios de crimes” na condução de inquéritos sob sua relatoria, especialmente o caso envolvendo o banco Master.

O despacho de Fachin foi proferido dois dias depois de Mendonça retirar o sigilo de um relatório da Polícia Federal que revelou mensagens trocadas entre Daniel Vorcaro, dono do banco Master, e Moraes.

Fonte: O Globo

Leia também