Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco aproveitam os 17 dias sem jogos entre o fim de setembro e o retorno do Campeonato Brasileiro, marcado para 7 de outubro, com estratégias diferentes para a reta final da temporada.
O Botafogo trata o período como uma espécie de pré-temporada para o técnico Tite, apresentado uma semana antes da estreia e com apenas dois treinos antes da derrota para o Mirassol. O elenco se reapresentou em 23 de setembro, e o treinador terá duas semanas para implementar suas ideias.
Após o revés, Tite afirmou que pretende tornar a equipe mais equilibrada, criativa e eficiente no ataque, além de segura na defesa. Com 35 pontos, seis acima do Grêmio, primeiro clube na zona de rebaixamento, o Botafogo busca se afastar do risco de queda e ainda disputar uma vaga em competição internacional.
O Flamengo usará a pausa para fazer ajustes antes de um mês decisivo, que terá jogos pelo Brasileiro e a semifinal da Libertadores contra o Estudiantes, da Argentina. Leonardo Jardim não contará com Pedro, Samuel Lino, Arrascaeta, Varela e Anthony Valencia, convocados para suas seleções.
O treinador também precisará trabalhar o aproveitamento nas finalizações e as quedas físicas e de concentração no fim das partidas. Gonzalo Plata e Ayrton Lucas estão lesionados, e Alex Sandro deve ganhar espaço após a Data Fifa.
Depois de uma sequência intensa, o Fluminense prioriza a recuperação física e mental do elenco. O grupo teve folga em 21 de setembro, voltou aos treinos no dia seguinte e trabalhou até 24 de setembro; entre os dias 25 e 27, terá um novo período sem atividades.
O intervalo também será usado para recuperar jogadores em baixa, como Savarino, e aprimorar o desempenho coletivo para a semifinal da Libertadores contra o Palmeiras.
O Vasco, que vive sua melhor fase sob o comando de Pedro Emanuel e deixou a zona de rebaixamento do Brasileiro, só se reapresenta em 24 de setembro. A equipe chega ao período embalada na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, mas também desgastada pela sequência de partidas.
A comissão técnica espera aproveitar a pausa para aumentar o entrosamento, principalmente entre os reforços da última janela. Colidio, Sosa, Bruno Duarte e Lescano já aparecem entre os principais nomes do time.
Fonte: O Globo