Ir para o conteúdo

quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ELEIÇÕES

Lula lidera corrida presidencial no Ceará com 55%, aponta Quaest

Quaest aponta Lula com 55% e Flávio Bolsonaro com 23% na disputa presidencial entre eleitores do Ceará.

Compartilhe
WhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pela Presidência da República entre os eleitores do Ceará, com 55% das intenções de voto no primeiro turno, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (23).

Flávio Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 23%. O escritor Augusto Cury (Avante) registra 5%, seguido por Renan Santos (Missão), com 3%, e Ronaldo Caiado (PSD), com 1%. Os demais candidatos listados não pontuaram.

Os indecisos somam 6%, enquanto 7% afirmam que votarão em branco, anularão o voto ou não pretendem votar. Em relação à pesquisa divulgada em 4 de setembro, Lula oscilou de 54% para 55%, Flávio Bolsonaro passou de 16% para 23%, e Augusto Cury caiu de 10% para 5%.

No cenário de segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o petista aparece com 59% das intenções de voto, contra 27% do candidato do PL. Brancos, nulos e eleitores que não pretendem votar somam 11%, e 3% estão indecisos.

A pesquisa também aponta que 84% dos entrevistados consideram definitiva a escolha do candidato à Presidência. Outros 16% afirmam que ainda podem mudar de voto até a eleição, marcada para 4 de outubro.

Quanto à avaliação do governo federal, 64% dos eleitores cearenses dizem aprovar a gestão de Lula, enquanto 33% desaprovam. Outros 3% não souberam ou não responderam.

A Quaest ouviu presencialmente 900 pessoas com 16 anos ou mais entre 19 e 22 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi contratado pela TV Verdes Mares e está registrado no TSE sob os números CE-08268/2026 e BR-03184/2026.

Fonte: g1

Leia também