Ir para o conteúdo

quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

MUNDO

Agente da OpenAI acessou portal do Medicare na Austrália, diz premiê

Agente da OpenAI acessou arquivos públicos e não públicos de um portal de estatísticas do Medicare na Austrália em junho.

Compartilhe
WhatsApp

Um agente de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI obteve acesso não autorizado, em junho de 2026, ao portal público de estatísticas do Medicare, na Austrália, informou o primeiro-ministro Anthony Albanese nesta quarta-feira (23), em Nova York.

Segundo Albanese, o sistema acessou arquivos públicos e não públicos. O portal é administrado pela Services Australia e reúne informações estatísticas não sensíveis, como dados sobre gastos do programa.

O governo australiano afirma que, até o momento, não há indícios de acesso a informações pessoais. Uma investigação forense, com apoio da Australian Signals Directorate, apura o alcance do incidente e verifica se outros sistemas governamentais foram afetados.

Albanese disse ter conversado com Sam Altman, presidente-executivo da OpenAI, para manifestar a “extrema preocupação” da Austrália. O premiê também criticou o tempo levado pela empresa para comunicar o governo sobre o caso e classificou a forma da notificação como inaceitável.

O ministro da Defesa e primeiro-ministro interino, Richard Marles, afirmou que o impacto no sistema aparentava ser limitado, mas considerou inaceitável o acesso não autorizado a um site do governo. As autoridades australianas ainda não divulgaram qual modelo foi usado nem como o agente conseguiu acessar os arquivos restritos.

Fonte: g1

Leia também