O governador Rafael Fonteles (PT) apresentou propostas para ampliar as políticas de igualdade étnico-racial no Piauí em um eventual segundo mandato. O programa Piauí da Igualdade Racial prevê ações voltadas à população negra, aos povos indígenas, às comunidades quilombolas e a outros povos e comunidades tradicionais.
De acordo com o plano, uma das frentes será a ampliação de cursos de qualificação profissional e de iniciativas de incentivo ao empreendedorismo para mulheres negras, jovens quilombolas e povos originários, incluindo atividades itinerantes na zona rural.
A proposta também prevê a destinação de recursos estaduais de crédito e fomento para empreendedores negros e indígenas. O documento estabelece ainda o fortalecimento do Programa Estadual de Fortalecimento dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Entre as demais medidas estão a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e o reforço de programas de enfrentamento ao racismo estrutural e de educação antirracista.
As propostas são apresentadas como continuidade de ações desenvolvidas durante a atual gestão nas áreas de educação antirracista, saúde da população negra e promoção de direitos. O Piauí também aderiu ao Plano Juventude Negra Viva, iniciativa federal voltada à proteção e à promoção de direitos de jovens negros.
Fonte: Conecta Piauí