João Munhoz Neto, namorado da universitária Isabelle Caracristi, foi preso preventivamente nesta terça-feira (22), em um condomínio no bairro Aldeota, em Fortaleza. A estudante, de 22 anos, foi encontrada morta no pátio do edifício onde vivia com ele e familiares, em 13 de setembro.
Segundo informações apuradas na investigação, o pedido de prisão considera suspeitas de obstrução das apurações e teria como base os artigos 122 e 147 do Código Penal, relacionados a indução ou instigação à prática de suicídio ou automutilação e ameaça. A prisão não representa condenação, e a dinâmica da morte ainda é investigada.
De acordo com a Perícia Forense do Ceará, Isabelle apresentava lesões compatíveis com impacto contra o solo. Exames laboratoriais não identificaram substâncias de interesse toxicológico, mas os resultados não esclareceram como ocorreu a queda.
Imagens de câmeras de segurança indicam que João deixou o condomínio antes do horário estimado da morte e retornou cerca de duas horas depois. A Polícia Civil também apreendeu o celular e um tablet da mãe dele, e o telefone de Isabelle deverá passar por perícia.
O caso ganhou repercussão após a mãe da estudante, Isorlanda Caracristi, publicar um vídeo cobrando respostas e justiça. Ela relatou que percebia comportamento controlador do namorado da filha, versão que deverá ser analisada no curso da investigação.
O Tribunal de Justiça do Ceará informou que os procedimentos judiciais relacionados ao caso tramitam em segredo de Justiça. A Polícia Civil e a Perícia Forense continuam reunindo depoimentos, imagens e exames para esclarecer as circunstâncias da morte.
Fonte: g1 Ceará