Ir para o conteúdo

terça-feira, 20 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Lula: Relação Flávio Bolsonaro-Vorcaro é "caso de polícia"

Presidente Lula afirma que ligação entre senador Flávio Bolsonaro e banqueiro preso Daniel Vorcaro é "caso de polícia", em meio a investigações sobre repasses financeiros para financiamento de filme.

Compartilhe
WhatsApp
Lula: Relação Flávio Bolsonaro-Vorcaro é "caso de polícia"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou nesta quinta-feira (14) a relação entre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o banqueiro Daniel Vorcaro, preso por fraudes financeiras, como um "caso de polícia". A declaração ocorreu durante visita à fábrica de fertilizantes Fafen, em Camaçari (BA).

"Eu não sou policial, não sou procurador-geral. O caso dele é de polícia", disse Lula, em resposta a questionamento de jornalista.

A polêmica envolve repasses de R$ 134 milhões do banqueiro ao senador, supostamente para financiar um filme sobre a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi divulgada pelo portal The Intercept Brasil.

Daniel Vorcaro está preso sob suspeita de liderar uma organização criminosa que praticava fraudes financeiras através do Banco Master, cuja liquidação foi decretada pelo Banco Central no fim do ano passado.

O Intercept divulgou áudio de Flávio Bolsonaro mencionando a importância do filme e a necessidade de envio de recursos para "pagar parcelas para trás". Mensagens de WhatsApp, documentos e comprovantes bancários indicam que parte do pagamento teria ocorrido entre fevereiro e maio de 2025.

As últimas conversas entre Flávio e Vorcaro, registradas no início de novembro do ano passado, ocorreram em um período crítico para o Banco Master. Pouco mais de uma semana depois, o Banco Central decretou a liquidação da instituição e a Polícia Federal prendeu o banqueiro.

Vorcaro negocia um acordo de delação premiada. O filme, realizado por uma produtora no exterior, tem previsão de lançamento para este ano. O apoio envolveria transferências internacionais de uma empresa de Vorcaro a um fundo nos EUA gerido por Paulo Calixto, advogado de Eduardo Bolsonaro.

Deputados da base governista apresentaram denúncia à PF e à Receita Federal para apurar possíveis ilegalidades nas transações.

Em resposta à reportagem, Flávio Bolsonaro admitiu ter pedido o recurso e mantido relação com Vorcaro, mas classificou a questão como privada. "Zero de dinheiro público. Zero de lei Rouanet", afirmou o senador, que conheceu o banqueiro em dezembro de 2024, após o fim do governo Bolsonaro.

O parlamentar negou ter combinado qualquer vantagem indevida e acusou o governo Lula de "relações espúrias" com Vorcaro, pedindo a abertura de uma CPI do Master.

Flávio Bolsonaro divulgou um vídeo reiterando seus argumentos e mencionando um contrato assinado referente aos repasses prometidos, sem fornecer detalhes.

Fonte: Agência Brasil

Leia também