Ir para o conteúdo

terça-feira, 20 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

Advogado em Dallas é Elo de Dinheiro de Vorcaro para Filme e Instituto Ligado a Eduardo Bolsonaro

Advogado Paulo Calixto, com escritório em Dallas, intermediou milhões do banqueiro Daniel Vorcaro para filme sobre Bolsonaro e instituto ligado a Eduardo. PF apura se verba também pagou estadia de Eduardo nos EUA. Calixto é especialista em imigração e atua na assessoria de Eduardo no exterior.

Compartilhe
WhatsApp
Advogado em Dallas é Elo de Dinheiro de Vorcaro para Filme e Instituto Ligado a Eduardo Bolsonaro

Um advogado brasileiro radicado nos Estados Unidos, Paulo Calixto, atua como intermediário de recursos do banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, destinados a financiar um filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro e a manter um instituto ligado a Eduardo Bolsonaro. A Polícia Federal investiga se os fundos repassados por Vorcaro, estimados em US$ 10,6 milhões de um total de US$ 23,9 milhões, também custearam a estadia de Eduardo Bolsonaro nos EUA.

O escritório de advocacia de Calixto, em Dallas, Texas, também é sede do Havengate Development Fund LP. Este fundo, segundo o The Intercept Brasil, é o veículo financeiro por trás da produção do filme "Dark Horse", que retrata a vida de Jair Bolsonaro. Documentos obtidos pela reportagem indicam transferências de Vorcaro para o fundo. Mensagens de áudio reveladas pelo GLOBO mostram o senador Flávio Bolsonaro pressionando Vorcaro por pagamentos pendentes para a conclusão do filme.

Apesar de o filme e as operações financeiras serem o foco da investigação, o perfil profissional de Paulo Calixto é especializado em direito migratório. Ele possui mais de 20 anos de experiência com órgãos de imigração americanos, como o USCIS, e atua em processos de visto para investidores estrangeiros (EB-5).

Calixto também assessora Eduardo Bolsonaro em questões políticas e jurídicas nos EUA, para onde o deputado cassado se mudou no ano passado. Registros em redes sociais indicam que a relação entre Calixto e Eduardo Bolsonaro é anterior à mudança, com um encontro de representantes da Calixto Advisors com o deputado em agosto de 2023.

Além disso, Calixto representa o Instituto Liberdade, uma organização sem fins lucrativos sediada no mesmo endereço de seu escritório em Dallas. O instituto, presidido pelo empresário Paulo Generoso, aliado de Eduardo Bolsonaro e apoiador dos atos de 8 de janeiro, tem sido utilizado por aliados do deputado para articulações políticas e aproximação com grupos conservadores nos EUA.

Leia também