Em meio a uma crise financeira que gerou R$ 8,5 bilhões em prejuízos em 2025, os Correios contrataram a consultoria McKinsey por R$ 57 milhões para elaborar um plano de reestruturação. O contrato, assinado em 28 de abril, prevê estudos para reposicionar a empresa no mercado e pode incluir a transformação dos Correios em sociedade de economia mista, com capital público e privado.
A estatal confirmou a contratação, informando que os serviços visam diagnósticos organizacionais, definição de estratégias e medidas para aumentar a eficiência operacional e a sustentabilidade econômico-financeira. A dispensa de licitação foi justificada pela especialização da McKinsey em serviços de alta complexidade.
Este é o segundo contrato com a consultoria; o anterior visava estruturar um empréstimo internacional junto ao Banco dos Brics, que ainda não avançou. Os Correios enfrentam 14 trimestres consecutivos de prejuízos, com receita bruta em queda de 11,35% em 2025. Um plano de demissão voluntária (PDV) teve adesão de apenas 30% da meta estabelecida.