A Justiça Eleitoral abriu o cadastro para mesários voluntários que atuarão nas eleições gerais de 2026. Qualquer eleitor com mais de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral, pode se candidatar. A inscrição é permanente e pode ser feita pelo aplicativo e-Título, nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), ou diretamente nos cartórios eleitorais por telefone ou WhatsApp.
A campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) busca renovar o banco de mesários e já veicula anúncios em rádio, TV e redes sociais para alcançar diferentes públicos, inclusive os jovens.
Os impedidos de atuar como mesários incluem candidatos a cargos eletivos, seus parentes de até segundo grau, membros de diretórios de partidos políticos com função executiva e autoridades policiais.
O cadastro voluntário não garante a convocação imediata, mas o nome permanece no banco de dados para futuras eleições. Caso selecionado, o mesário receberá uma carta convocatória oficial detalhando funções, datas e locais de treinamento e do pleito. A ausência não justificada no dia da eleição pode gerar penalidades.
A capacitação dos mesários é realizada por meio do aplicativo Mesário e inclui treinamentos específicos sobre as funções de presidente, primeiro mesário, segundo mesário e secretário, além de orientações sobre o uso das urnas eletrônicas e procedimentos de votação.
As principais atribuições dos mesários envolvem a organização da fila, a fiscalização das urnas e cabines, o controle de acesso à seção eleitoral, a localização dos eleitores e a entrega do comprovante de votação.
Embora não haja remuneração, os mesários recebem auxílio-alimentação de R$ 65 por turno trabalhado. Outros benefícios incluem dois dias de folga para cada dia de trabalho ou treinamento, a possibilidade de o serviço ser critério de desempate em concursos públicos e a validação como atividade extracurricular em universidades conveniadas.
As eleições gerais de 2026 ocorrerão em 4 de outubro, com o segundo turno para presidente e governadores em 25 de outubro. Este ano também celebra os 30 anos da urna eletrônica no Brasil, consolidando o país como referência mundial em eleições informatizadas.