Aos 34 anos, a ginasta Jade Barbosa vive seu primeiro Dia das Mães com a filha Eva, de 5 meses, nos braços. A data, antes marcada pela perda de sua mãe aos 9 anos, ganha novo significado com a maternidade e a chegada de sua sobrinha Flora, filha de seu irmão Pedro. Eva e Flora trouxeram nova vida e preencheram um vazio familiar.
Jade relembra a infância, quando seu pai, César, assumiu o papel de mãe e pai, cuidando dela com detalhes e carinho. Essa dedicação serve de inspiração para a forma como ela pretende criar Eva, baseada no apoio incondicional.
A atleta já retornou aos treinos de ginástica, conciliando a rotina de mãe com a preparação para os Jogos de Los Angeles-2028. Mesmo com os desafios da amamentação em livre demanda e a privação de sono, Jade demonstra resiliência e adaptação, focando em progredir gradualmente.
A ginasta, que passou por cirurgia no joelho em 2024, vê nas Olimpíadas de 2028 uma meta alcançável. Ela se sente apoiada pela Confederação Brasileira de Ginástica e espera que sua experiência abra caminhos para outras atletas-mães.
Jade comemora a oportunidade de vivenciar a maternidade e a carreira esportiva simultaneamente, um sonho que se realiza gradualmente.