Ir para o conteúdo

segunda-feira, 19 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

AUTOMOBILISMO

Novo Golf GTI estabelece novo recorde em Nürburgring

Novo Golf GTI Edição de 50º Aniversário se torna o carro de tração dianteira mais rápido em Nürburgring, superando o Honda Civic Type R.

Compartilhe
WhatsApp
Novo Golf GTI estabelece novo recorde em Nürburgring

O Volkswagen Golf GTI Edição de 50º Aniversário conquistou o título de carro de produção com tração dianteira mais rápido na lendária pista de Nürburgring Nordschleife. O feito foi alcançado com um tempo de 7 minutos e 44,523 segundos nos 20,8 quilômetros do circuito alemão.

O recorde anterior pertencia ao Honda Civic Type R, que havia completado a pista em 7 minutos e 44,881 segundos. A marca do Golf GTI foi divulgada pelo jornal português “El Economista”.

O piloto de testes da Volkswagen, Benjamin Leuchter, foi o responsável por extrair o máximo desempenho do modelo comemorativo. Além de superar outros veículos de tração dianteira, o GTI se tornou o Volkswagen de produção mais veloz em Nürburgring.

A edição especial de 50 anos do GTI ostenta 325 cavalos de potência, acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 270 km/h. Ajustes específicos no chassi, suspensão rebaixada e o sistema adaptativo DCC de série foram essenciais para o recorde.

O veículo quebrou o recorde equipado com o pacote opcional “GTI Performance 50th Anniversary”, que inclui escape leve de titânio, rodas forjadas de 19 polegadas e pneus semi-slick Bridgestone Potenza Race, além de uma configuração otimizada para pista.

Leuchter elogiou o equilíbrio do carro durante a volta rápida. "O carro manteve comportamento neutro e absorveu muito bem as variações da pista", declarou o piloto, destacando a capacidade do hatch em lidar com as exigências de Nürburgring.

A Volkswagen descreve o modelo como o Golf GTI de produção mais potente e dinâmico já fabricado, celebrando os 50 anos da icônica sigla GTI, criada em 1976.

Desde sua criação, mais de 2,5 milhões de unidades GTI foram vendidas globalmente. A edição especial reforça a trajetória de sucesso do esportivo compacto.

Fonte: oglobo.globo.com

Leia também