O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (8) que disse a Donald Trump, durante encontro bilateral em Washington, que o Brasil está aberto a debater qualquer assunto de interesse mútuo. "Quer discutir big techs? Vamos discutir. Quer discutir crime organizado? Nossa Polícia Federal está preparada", declarou Lula em evento em Brasília.
Lula destacou a idade avançada de ambos os líderes para justificar a necessidade de objetividade. "Somos dois homens de 80 anos. Não temos tempo a perder. A natureza é implacável", disse o presidente, ressaltando que a respeitabilidade se conquista com postura firme. "Ninguém respeita quem não se respeita, ninguém respeita lambe-botas", acrescentou.
O presidente reafirmou a orientação para que equipes dos dois governos resolvam em 30 dias o impasse sobre tarifas de exportação e a investigação comercial dos EUA contra o Brasil. Lula reforçou a política externa brasileira de abertura comercial com todos os países, garantindo a soberania nacional. "Quem quiser fazer negócio com o Brasil, que venha. Estaremos de braços abertos", concluiu.
Em redes sociais, Trump descreveu a conversa com Lula como produtiva, mencionando "muitos tópicos", incluindo comércio e tarifas, e chamou o presidente brasileiro de "muito dinâmico".