O tenista brasileiro João Fonseca, 29º no ranking da ATP, faz sua estreia no Masters 1000 de Roma neste sábado (9) contra o sérvio Hamad Medjedovic, 67º do mundo.
Fonseca, que entra na segunda rodada como cabeça de chave, terá pela frente um adversário de 22 anos conhecido por ser apadrinhado por Novak Djokovic. Medjedovic avançou após vencer o francês Valentin Royer por 2 sets a 0.
A parceria entre Djokovic e Medjedovic começou em 2020, com o sérvio oferecendo apoio financeiro e orientação ao jovem tenista. Djokovic expressou seu desejo de ajudar jovens talentos, pedindo que Medjedovic retribua o gesto no futuro.
Medjedovic vem de um título no Next Gen ATP Finals em 2023 e busca consolidar seu nome em torneios maiores. Em 2024, alcançou a terceira rodada de Roma, sendo eliminado por Daniil Medvedev.
A temporada de Fonseca até o momento inclui participações no Australian Open, ATP 250 de Buenos Aires, Rio Open, Masters 1000 de Indian Wells e Miami, onde enfrentou alguns dos melhores tenistas do mundo, como Jannik Sinner e Carlos Alcaraz. Sua melhor campanha em Masters 1000 foi em Monte Carlo, onde chegou às quartas de final.
Uma boa campanha em Roma pode ajudar Fonseca a melhorar sua classificação e evitar os principais cabeças de chave nas primeiras rodadas de Roland Garros.