Um equipamento brasileiro, o actígrafo ActLumus da startup Condor Instruments, viajou à Lua na missão Artemis II da NASA. A participação da tecnologia nacional na exploração lunar só foi confirmada pelos criadores no momento do lançamento.
Os fundadores da empresa descobriram o uso do aparelho ao verem imagens oficiais da missão, onde o dispositivo era utilizado pelos astronautas. Luis Filipe Rossi, CTO da Condor Instruments, contou que a NASA entrou em contato em 2023 para conhecer o equipamento e adquiriu unidades para testes.
O ActLumus, semelhante a um relógio de pulso, monitora sono, atividade física e os efeitos da luz no organismo. Seu diferencial está no sensor de luz, capaz de medir intensidade e a estimulação de receptores oculares ligados ao ritmo circadiano.
Em missões espaciais, a falta da alternância natural dia/noite desregula o relógio biológico, podendo causar problemas de sono, fadiga e redução da atenção. O dispositivo ajuda a acompanhar a reação do corpo a essa ausência de referências naturais.
Poucas adaptações foram necessárias no robusto equipamento, sendo a principal a redução da potência do Bluetooth. A Condor Instruments, que nasceu em 2013 com apoio da Fapesp, tem quase 90% de suas vendas voltadas ao mercado internacional, com clientes como Harvard e Stanford.
Rossi expressou orgulho pela tecnologia brasileira participar de uma missão espacial importante, demonstrando que a inovação de classe mundial pode surgir no Brasil.