Ir para o conteúdo

segunda-feira, 19 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ECONOMIA

Morre Chico Lopes, ex-presidente interino do BC e criador do Copom

O economista Francisco Lafaiete de Pádua Lopes, criador do Copom e ex-presidente interino do Banco Central, faleceu nesta sexta-feira (8) no Rio de Janeiro. Sua carreira foi marcada pela atuação na política monetária e na estabilização econômica do Brasil.

Compartilhe
WhatsApp
Morre Chico Lopes, ex-presidente interino do BC e criador do Copom

O economista Francisco Lafaiete de Pádua Lopes, o Chico Lopes, morreu nesta sexta-feira (8) no Rio de Janeiro. Ex-presidente interino do Banco Central (BC) e criador do Comitê de Política Monetária (Copom), ele estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo. A causa da morte não foi informada.

Nascido em 1945, Chico Lopes era formado pela UFRJ, mestre pela FGV e doutor por Harvard. Teve passagem pelo Ministério da Fazenda e foi diretor do BC entre 1995 e 1998, assumindo a presidência interina em janeiro e fevereiro de 1999, durante a crise cambial no governo FHC. Ele liderou a transição do regime de câmbio administrado para o flutuante.

O economista também foi professor da PUC Rio e da UnB, e fundador da consultoria Macrométrica. Sua trajetória inclui participação em planos anti-inflacionários e a consolidação do Plano Real. A família divulgou nota lamentando a morte e destacando sua "inteligência, firmeza intelectual e dedicação ao Brasil".

O Banco Central lamentou a morte e ressaltou a contribuição de Chico Lopes para a criação e institucionalização do Copom, órgão responsável pela política monetária e pela definição da taxa Selic. O BC considerou sua obra como "a mais duradoura" e que ele "marcou a história da estabilização econômica brasileira".

O velório ocorre neste sábado (9) no Cemitério do Caju, Rio de Janeiro, a partir das 13h. A cremação está marcada para as 16h. Chico Lopes deixa a esposa, Ciça Pugliese, três filhos e sete netos.

Leia também