Ir para o conteúdo

segunda-feira, 19 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ECONOMIA

Faturamento da indústria sobe 3,8% em março, mas perdas anuais persistem

A indústria de transformação brasileira viu seu faturamento crescer 3,8% em março, mas as perdas anuais persistem. Juros altos e demanda fraca impactam o setor, que também registra queda no emprego e salários, apesar de leve avanço na produção.

Compartilhe
WhatsApp
Faturamento da indústria sobe 3,8% em março, mas perdas anuais persistem

O faturamento da indústria de transformação brasileira apresentou uma recuperação em março, com alta de 3,8% em relação a fevereiro, segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar do avanço mensal, o setor ainda registra perdas acumuladas de 4,8% no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2025. O cenário é reflexo da persistência de juros elevados e da desaceleração da demanda, fatores que encarecem o crédito e reduzem o consumo e os investimentos.

As horas trabalhadas na produção também cresceram pelo terceiro mês consecutivo, indicando um aumento gradual da atividade nas fábricas, com alta de 1,4% em março. O uso da capacidade instalada subiu levemente para 77,8%, mas permanece abaixo do nível do ano anterior, demonstrando que a indústria opera com ociosidade.

No mercado de trabalho, o emprego industrial apresentou queda de 0,3% em março, marcando a quinta redução em sete meses, refletindo a cautela das empresas com o cenário econômico. Os salários pagos aos trabalhadores também recuaram em março, com a massa salarial caindo 2,4% e o rendimento médio real em 1,8%, apesar de ambos ainda se manterem acima dos níveis do ano passado.

Leia também