O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), já iniciou o mapeamento de possíveis candidatos para a sucessão na prefeitura em 2028. A movimentação, embora focada na eleição municipal, também visa a disputa pelo governo estadual em 2030, na qual Nunes é apontado como principal aposta.
Sem poder disputar a reeleição, Nunes busca fortalecer sua base política. Entre os nomes cotados estão o secretário de Subprefeituras, Fabrício Cobra (sem partido), elogiado por sua capacidade técnica e de gestão, e o vereador Sidney Cruz (MDB), ex-secretário de Habitação, que vê semelhanças em sua trajetória com a do prefeito.
Outro nome considerado é o secretário de Governo, Edson Aparecido (MDB), articulador da gestão com experiência em outras administrações e nas urnas. Aliados afirmam que a campanha de 2028 já começou, com foco em fortalecer o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e eleger deputados para consolidar força política.
O ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (MDB), também surge como alternativa dentro do partido. Já o vice-prefeito, coronel Ricardo Mello Araújo (PL), não é visto como opção devido a dificuldades de articulação.
A aliança entre Nunes e Tarcísio foi consolidada com a filiação do vice-governador Felício Ramuth ao MDB, reforçando o grupo político para 2028 e 2030. Secretários indicam que Nunes precisa lançar um sucessor para viabilizar sua candidatura ao governo estadual.
Nomes fora do MDB também são mencionados, como o secretário do Trabalho, Rodrigo Goulart (PSD), e o empresário Filipe Sabará, aliado de Flávio Bolsonaro (PL).