Ir para o conteúdo

quinta-feira, 22 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

PF apreende BMW e moto na casa de Ciro Nogueira em Brasília

PF apreende BMW e moto na casa do senador Ciro Nogueira em Brasília. Operação Compliance Zero investiga esquema bilionário envolvendo Banco Master e vantagens indevidas.

Compartilhe
WhatsApp
PF apreende BMW e moto na casa de Ciro Nogueira em Brasília

A Polícia Federal apreendeu um carro BMW e uma motocicleta na casa do senador Ciro Nogueira, em Brasília, nesta quinta-feira (7 de maio de 2026). As apreensões ocorreram durante a Operação Compliance Zero, que investiga um esquema bilionário de fraudes envolvendo o Banco Master.

O carro, uma BMW M440i XDrive Coupé avaliada em R$ 372 mil, está registrado em nome da CNLF Empreendimentos Imobiliários. A empresa é apontada nas investigações como uma das estruturas usadas para que o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, destinasse vantagens indevidas ao senador.

A investigação aponta que a CNLF, administrada pelo irmão do senador, recebeu valores que poderiam chegar a R$ 500 mil mensais. O ministro André Mendonça, do STF, autorizou as buscas e apontou Nogueira como "destinatário central" de vantagens indevidas.

Entre as vantagens indevidas apontadas pela PF estão a compra de participação em empresa abaixo do mercado, pagamentos mensais à "estrutura vinculada ao senado", uso de imóvel de Vorcaro como se fosse do senador, e custeio de viagens internacionais, hospedagens, restaurantes e voos privados.

Um dos indícios é uma emenda apresentada por Nogueira para ampliar a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), redigida dentro do Banco Master e enviada ao parlamentar. A PF identificou mensagem de Vorcaro comemorando a aprovação da emenda, apelidada de "emenda Master", que não chegou a ser aprovada.

Felipe Vorcaro, primo do ex-banqueiro, foi preso na operação. A PF sustenta a existência de um arranjo entre o banqueiro e o senador, com suspeitas de pagamentos mensais, aquisição societária com deságio e custeio de despesas pessoais.

Fonte: O Globo

Leia também