Ir para o conteúdo

terça-feira, 20 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

ECONOMIA

Equador aposta em fracking para impulsionar produção de petróleo na Amazônia

Em meio a críticas ambientais, Equador adota fracking para aumentar produção de petróleo na Amazônia. País se junta a Argentina e México na utilização da técnica controversa.

Compartilhe
WhatsApp
Equador aposta em fracking para impulsionar produção de petróleo na Amazônia

A petrolífera estatal do Equador iniciou nesta quarta-feira a exploração de petróleo na selva amazônica utilizando a técnica de fraturamento hidráulico (fracking), método que enfrenta críticas por seu potencial impacto ambiental. O país se junta a Argentina e México no uso deste processo, que injeta fluidos sob alta pressão para fraturar rochas de xisto e extrair petróleo e gás.

A Petroecuador anunciou a operação na província de Sucumbíos, na fronteira com a Colômbia, descrevendo a iniciativa como um "novo horizonte" para a produção nacional, em parceria com a filial da CNPC, a CCDC.

A decisão equatoriana ocorre em paralelo a uma cúpula internacional sobre a redução do uso de combustíveis fósseis, da qual o país não participou, assim como outras potências produtoras de petróleo.

A produção de petróleo do Equador, que havia sofrido com a falta de investimento caindo para 441 mil barris por dia em 2025, busca na nova técnica um impulso para suas exportações, que representam 74% do total produzido.

Leia também