Ir para o conteúdo

terça-feira, 20 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

FUTEBOL

Trio português comanda elite do futebol brasileiro

Técnicos portugueses dominam os clubes de ponta do futebol brasileiro. Leonardo Jardim, Abel Ferreira e Artur Jorge lideram Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, respectivamente, com trabalhos de impacto e longevidade.

Compartilhe
WhatsApp
Trio português comanda elite do futebol brasileiro

Cinco técnicos portugueses comandam 25% da Série A do Campeonato Brasileiro em 2024. Desses, três lideram os clubes de maior poder econômico e com melhores resultados recentes: Leonardo Jardim (Flamengo), Abel Ferreira (Palmeiras) e Artur Jorge (Cruzeiro). Luís Castro (Grêmio) e Franclim Carvalho (Botafogo) completam o grupo lusitano.

Leonardo Jardim, 51 anos, assumiu o Flamengo após a saída de Filipe Luís. Em menos de dois meses, conquistou o Campeonato Carioca e tem 82% de aproveitamento, com sete vitórias seguidas. Ele já havia trabalhado no futebol brasileiro, com destaque pelo Cruzeiro em 2025.

Abel Ferreira, 47 anos, é um caso de longevidade no Brasil. Contratado pelo Palmeiras em outubro de 2020, completa o quinto trabalho mais duradouro no país. São 11 títulos e contrato até o fim de 2027, com forte apoio da diretoria e torcida.

Artur Jorge, 54 anos, chegou ao Botafogo em 2024, conquistando a Libertadores e o Brasileirão. Após passagem pelo Catar, foi anunciado pelo Cruzeiro no fim de março e renovou contrato até 2030. A diretoria celeste aposta em seu trabalho de longo prazo.

O trio à frente de Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro é agenciado pela mesma dupla de empresários portugueses, Hugo Cajuda e Bruno Santos. A parceria já trouxe outros nomes ao futebol brasileiro, como Paulo Sousa e Martín Anselmi.

Leia também