O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (21) que o Brasil retaliará os Estados Unidos se for comprovado abuso na expulsão do delegado da Polícia Federal Marcelo Ivo de Carvalho. O delegado atuou na prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem nos EUA.
"Se houve um abuso americano com relação ao nosso policial, nós vamos fazer a reciprocidade com os deles no Brasil", declarou Lula em Hanôver, na Alemanha, antes de seguir para Portugal. O presidente criticou o que chamou de "ingerência" e "abuso de autoridade" por parte de "personagens americanas".
Carvalho foi expulso dos EUA por supostamente tentar usar o sistema de imigração americano para contornar pedidos de extradição e perseguir políticos no território. A informação foi divulgada pelo Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do governo Donald Trump em rede social.
O delegado participou da ação que levou à prisão de Ramagem, considerado foragido pela Justiça brasileira. Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão em setembro de 2025 pelo STF na mesma ação que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, considerou a ação americana sem fundamento, pois o delegado brasileiro atua em Miami em cooperação com autoridades locais, conforme memorando de entendimento. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, negou que o Brasil tenha solicitado a remoção antecipada de Carvalho, afirmando que ele estava dentro do prazo de estadia.
Lula desembarcou em Lisboa nesta terça para encontros com autoridades portuguesas, encerrando sua viagem oficial pela Europa.