A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o deputado estadual licenciado Rodrigo Bacellar e o ex-deputado Thiego Santos, conhecido como TH Joias, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Eles são acusados do crime de obstrução de investigação, conforme apuração da Polícia Federal (PF).
A denúncia também inclui o desembargador Macário Ramos Júdice Neto, do TRF2, e duas pessoas ligadas a TH Joias. Segundo a acusação, o grupo teria vazado informações sigilosas sobre uma investigação de tráfico de armas e drogas para a facção criminosa Comando Vermelho (CV).
O desembargador Macário Ramos e TH Joias estão presos preventivamente por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Rodrigo Bacellar chegou a ser preso em dezembro, mas a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) determinou sua soltura. O deputado, que presidia a Alerj, está licenciado do mandato e usa tornozeleira eletrônica.
A investigação da PF aponta que Bacellar teria sido informado antecipadamente sobre a operação que resultou na prisão de TH Joias, permitindo que ele ocultasse provas. Indícios sugerem que o desembargador Macário Ramos seria a fonte do vazamento.
TH Joias está detido na Penitenciária Federal de Brasília. A Agência Brasil busca contato com as defesas dos acusados.
Fonte: Agência Brasil