Ir para o conteúdo

quinta-feira, 15 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

POLÍTICA

PGR pede arquivamento de inquérito sobre joias de Bolsonaro

Procuradoria-Geral da República argumenta que a legislação não é clara sobre a propriedade de presentes recebidos por presidentes e pede fim da investigação sobre joias.

Compartilhe
WhatsApp
PGR pede arquivamento de inquérito sobre joias de Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o arquivamento da investigação que apura o suposto desvio de joias sauditas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O caso envolve presentes recebidos durante o mandato, que teriam sido vendidos nos Estados Unidos.

A PGR argumenta que as regras atuais não definem claramente se presentes recebidos pelo presidente são de posse pessoal ou do Estado. Por essa razão, a Procuradoria entende que não há crime configurado por parte de Bolsonaro.

A posição da PGR contrasta com o relatório da Polícia Federal (PF), divulgado em julho de 2024. A PF indiciou Bolsonaro e outras 11 pessoas, apontando a existência de uma associação criminosa responsável por desviar e vender presentes oficiais. Segundo a PF, os itens desviados, que incluem esculturas e relógios de luxo, somam R$ 6,8 milhões. O relatório indica ainda que o dinheiro obtido com as vendas teria sido ocultado e incorporado ao patrimônio pessoal do ex-presidente.

A defesa de Jair Bolsonaro sempre negou qualquer envolvimento do ex-presidente na gestão dos presentes recebidos durante viagens oficiais.

Fonte: Agência Brasil

Leia também