O Ministério Público da Espanha pediu um ano de prisão e multa de quase 3 mil euros para um torcedor do Real Oviedo por insultos racistas contra Kylian Mbappé. O atacante do Real Madrid foi alvo dos ataques após marcar um gol contra a equipe da casa em 2025.
Segundo a promotoria, o acusado proferiu gritos e encenou gestos de caráter racista, simulando sons e comportamentos de primatas. O incidente ocorreu em agosto do ano passado.
Este é o primeiro caso envolvendo Mbappé com esse tipo de ofensa, apesar de o racismo ser recorrente no futebol espanhol. Vinícius Júnior, companheiro de Mbappé no Real Madrid, é vítima frequente de tais ataques e se tornou um símbolo na luta contra a discriminação.
A Espanha tem visto condenações por racismo no futebol, como a de cinco torcedores do Real Valladolid em 2025 e a de quatro membros do grupo ultra Frente Atlético em 2023, que haviam enforcado um boneco de Vinícius.