O presidente da Fifa, Gianni Infantino, declarou estar "muito tranquilo" quanto à realização da Copa do Mundo de 2026 no México. A declaração ocorre em meio a uma onda de violência no país, intensificada após a morte de Nemesio Oseguera Cervantes, o "El Mencho", líder do Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG). Infantino afirmou à AFP que "está tudo muito bem" e que o evento "será espetacular".
O México, junto com Estados Unidos e Canadá, sediará o torneio entre junho e julho de 2026. Conflitos decorrentes da operação que resultou na morte de "El Mencho" deixaram ao menos 27 agentes de segurança, 46 criminosos e um civil mortos, segundo autoridades.
Em resposta, o CJNG promoveu bloqueios em 20 estados mexicanos, com imagens de confronto circulando mundialmente, a poucos meses do início da competição.
A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, já havia minimizado os riscos para os torcedores, especialmente em Guadalajara, Jalisco, que receberá quatro jogos da fase de grupos e o torneio de repescagem. A cidade, junto com Monterrey, definirá os últimos classificados para o Mundial.