Ir para o conteúdo

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

Jornalismo local, independente e responsável

Jornal Diário do Povo

Política

Empresa anuncia fim do projeto de hidrogênio verde no Piauí

Compartilhe
WhatsApp

A Solatio, empresa responsável pelo projeto de construção de uma usina de Hidrogênio Verde no litoral do Piauí, comunicou à Justiça Federal, na última terça-feira (3), que a SEMARH cancelou administrativamente a licença ambiental do projeto e, com isso, pediu a extinção da ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que pede a anulação da licença.

De acordo com a Solatio, a inviabilidade foi decretada pela falta de garantia de fornecimento de energia elétrica. Sem o parecer favorável da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para o acesso à rede, a produção de hidrogênio tornou-se tecnicamente impossível nos moldes planejados.
Empresa anuncia fim do projeo de Hidrogênio Verde no Piauí

O Ministério Público Federal (MPF) já havia apontado graves irregularidades no licenciamento conduzido pela Semarh-PI, incluindo estudos de impacto ambiental.

Com o cancelamento administrativo formalizado pela Semarh em 21 de janeiro de 2026, a Solatio solicitou a extinção da Ação Civil Pública à Justiça Federal, uma vez que o objeto da disputa (a licença) deixou de existir.

A movimentação da empresa ocorreu logo após a Justiça Federal determinar a suspensão imediata das obras, sob pena de multa diária de R$ 1 milhão, caso as atividades prosseguissem sem as devidas correções ambientais.

O caso reforça as críticas de ambientalistas e da sociedade civil sobre a pressa no licenciamento de grandes projetos de "energia limpa" sem o devido rigor técnico e logístico.

O Diário do Povo fez uma cronologia dos fatos desde o início das obras de implantação da empresa para produção de hidrogênio verde até o fatídico fim do projeto.

Confira abaixo:

Em Dubai, Rafael Fonteles anuncia início de obras da usina de hidrogênio verde

O governador Rafael Fonteles anunciou, em 30 de maio de 2025, em Dubai, para representantes e investidores do Emirados Árabes Unidos, o início da primeira etapa das obras de instalação do parque industrial da Solatio na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba para a implantação do projeto de produção do hidrogênio verde no Piauí. As máquinas já estão atuando na limpeza do terreno, etapa que deve durar de seis a sete meses.

Durante visita ao Oriente Médio, Rafael celebrou, junto aos investidores, mais um passo importante para consolidar o estado como um polo estratégico na produção de energia verde. “É um grande projeto de transição energética, que impacta o mundo pela grandiosidade e pela descarbonização que ele vai proporcionar para o meio ambiente. E a ZPE de Parnaíba, o Piauí, o Nordeste, o Brasil sendo protagonista desse projeto, gerando trabalho, emprego e renda para o nosso povo”, ressaltou o governador.

“É um grande projeto de transição energética, que impacta o mundo pela grandiosidade e pela descarbonização que ele vai proporcionar para o meio ambiente. E a ZPE de Parnaíba, o Piauí, o Nordeste, o Brasil sendo protagonista desse projeto, gerando trabalho, emprego e renda para o nosso povo”, completou o governador.

Obras para construção de empresa de hidrogênio verde - Foto: Divulgação

Governo do Piauí realiza audiência pública para debater hidrogênio verde

O governo do Piauí realizou Audiência pública em 24 de abril de 2025 para debater o empreendimento SOLATIO H2V PIAUÍ , voltado à produção de Hidrogênio Verde no município de Parnaíba. O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial, localizado no histórico Porto das Barcas, em Parnaíba.

A audiência tdve como objetivo apresentar à população detalhes do projeto, além de abrir espaço para que a comunidade local participe, tire suas dúvidas e conheça os possíveis impactos e benefícios dessa iniciativa que promete impulsionar o setor ambiental e energético na região.

ZPE do Piauí - Foto: Arquivo

Alckmin assina autorização para instalar projeto de hidrogênio verde no Piauí

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assinou em 20 de março de 2025 resolução que autoriza a instalação do maior projeto de hidrogênio e amônia verde no litoral do Piauí após aprovação do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). O governador Rafael Fonteles participou do evento.

O empreendimento, liderado pela empresa Solatio, representa um investimento de R$ 27 bilhões e deve gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos. A unidade será instalada na ZPE de Parnaíba, consolidando o estado como referência em energia renovável.

“Dar os parabéns ao governador Rafael Fonteles. O Conselho da ZPE aprovou o maior projeto até hoje para uma ZPE, que é a produção de hidrogênio e amônia verde lá no Piauí. É o estado que está liderando o nosso desenvolvimento”, afirmou Alckmin.

“Alckmin acaba de assinar a resolução, que foi aprovada pelo Conselho de ZPEs, para a instalação do projeto de hidrogênio verde da empresa Solatio no estado Piauí, exatamente na ZPE de Parnaíba. Um projeto de mais de 20 bilhões de reais em investimentos e que se coloca como o maior projeto de hidrogênio verde do planeta”, destacou Rafael Fonteles.

A produção será voltada principalmente para Europa e Ásia, mercados que registram crescente demanda por combustíveis sustentáveis.

Geraldo Alckmin e Rafael Fonteles durante assinatura de projeto de hidrogênio verde - Foto: Wesley Amancio

Leia também