Brasil, 9 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Semifinais da Copa do Brasil: Fluminense, Vasco, Cruzeiro e Corinthians em destaque

Com o fim do Brasileirão, as atenções do futebol nacional se voltam às semifinais da Copa do Brasil, com jogos de ida durante a semana e jogos de volta no fim de semana. De um lado, Fluminense e Vasco, em fases opostas, protagonizam dois clássicos no Maracanã. Do outro, Cruzeiro e Corinthians, que tiveram pretensões diferentes no campeonato nacional, tentam fechar o ano com título.

Fluminense em alta na Copa do Brasil

Não é exagero dizer que o Fluminense vive o melhor momento entre os semifinalistas. Desde a chegada de Luis Zubeldía, são dez vitórias, três empates e apenas três derrotas, com um aproveitamento de 100% como mandante. A equipe está invicta há sete jogos, com destaque para a goleada por 6 a 0 sobre o São Paulo e vitórias contra times do G4, como Flamengo e Mirassol, além de empates com Palmeiras e Cruzeiro. Na rodada final do Brasileiro, a vitória no confronto direto com o Bahia garantiu o 5º lugar e a vaga direta na Libertadores.

Apesar de já estar garantido no torneio continental, o tricolor quer aproveitar o embalo para conquistar mais um título em 2025. Por ter lutado até a última rodada, porém, o Flu foi o único dos semifinalistas que não poupou titulares antes das finais da Copa do Brasil. O lado físico merece atenção, mas, ao mesmo tempo, o departamento médico não chega a ser um problema. Apenas Can o e Manoel seguem em recuperação. O centroavante faz tratamento intensivo por uma lesão no joelho direito e mantém a expectativa de voltar a ficar à disposição de Zubeldía nas fases finais da Copa do Brasil.

Desfalque certo para o primeiro jogo contra o Vasco é Canobbio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com quatro participações em gol nos últimos três jogos, Soteldo pode aproveitar a boa fase para herdar a titularidade do uruguaio.

Crise no Vasco

Enquanto o Flu está com a confiança lá em cima, o Vasco viu o otimismo virar apreensão na reta final do Brasileirão. Após emplacar quatro vitórias seguidas e chegar a figurar na oitava colocação, o time de Fernando Diniz desmantelou-se, amargando sete derrotas nos últimos oito jogos, por pouco não se complicando na briga contra o rebaixamento.

Com a sua situação resolvida na última rodada, o treinador pôde escalar reservas diante do Atlético-MG, mas pagou o preço com uma derrota por 5 a 0 na Arena MRV e quase colocou em risco a vaga na Sul-Americana. No retrospecto recente, a exceção foi a goleada por 5 a 1 sobre o Internacional, em que Rayan voltou a fazer a diferença, marcando duas vezes. Já o desempenho de Philippe Coutinho deixou a desejar em meio ao momento adverso.

Para enfrentar o Fluminense, o cruz-maltino também precisará lidar com um desfalque de peso. Lucas Piton, vice-líder de assistências da equipe no Brasileiro, está fora da semifinal após sofrer uma lesão no joelho esquerdo na derrota para o Mirassol, o que forçará Puma Rodríguez a ser improvisado novamente na lateral-esquerda. Jair e Adson também estão no departamento médico.

Cruzeiro buscando consolidar uma ótima campanha

O Cruzeiro chegou a brigar pelo título brasileiro, mas não aguentou o ritmo de Flamengo e Palmeiras e terminou em terceiro — o que não tira o brilho da campanha do time comandado por Leonardo Jardim. Destaque para Kaio Jorge, artilheiro da competição, com 21 gols.

Após definir sua situação na última rodada, o técnico descansou os titulares. De todos os semifinalistas, a equipe mineira é a que menos disputou partidas na temporada — 60 até aqui —, o que pode pesar a seu favor nesta reta final. Contudo, Wanderson, que era titular absoluto, está suspenso para o jogo de ida no Mineirão, mas mira um possível retorno para a partida de volta em São Paulo.

Corinthians na busca por recuperação

Pela quarta vez seguida na semifinal da Copa do Brasil, o Corinthians se apega ao histórico recente para alcançar a decisão, mas enfrenta um viés de baixa. Encerrando o Brasileiro na 13ª colocação, com 47 pontos, o time de Dorival Júnior não vence há quatro jogos e não convenceu em seus últimos desempenhos.

Sem risco de queda desde a penúltima rodada, a equipe paulista preservou alguns jogadores na derrota para o Fortaleza, sendo um deles Memphis Depay, que aproveitou a “folga” para evoluir na recuperação de um edema ósseo no joelho esquerdo. Ele foi a campo na rodada final contra o Juventude, e sua presença será vital na busca pela classificação na Copa do Brasil.

Além do holandês, Yuri Alberto e Rodrigo Garro também lidam com questões físicas. O centroavante teve um edema na região do púbis e uma sobrecarga na musculatura adutora da perna esquerda, enquanto o meia sofreu um estiramento na panturrilha, gerando dúvidas sobre suas participações na semifinal.

As semifinais da Copa do Brasil prometem grandes emoções e são uma oportunidade para esses quatro gigantes do futebol brasileiro se reerguerem e buscarem a tão sonhada taça. Com histórias e contextos distintos, Fluminense e Vasco, Cruzeiro e Corinthians vão em busca do título que pode selar o ano de maneira gloriosa.

Para mais detalhes, você pode conferir o artigo completo no O Globo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes