Brasil, 9 de dezembro de 2025
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Marcas conquistam destaque no line-up do The Town, revela estudo

A presença de marcas no festival The Town, em São Paulo, tem conquistado um papel central na experiência dos participantes, segundo o maior estudo imagético realizado sobre o evento. Em setembro, uma em cada dez publicações nas redes sociais trazia alguma marca em cena, confirmando a forte influência do marketing na cultura festivalira brasileira.

A força das marcas na experiência do público no The Town

De acordo com o levantamento feito pela Inconvencional em parceria com a Rock World, quase metade das fotos (47%) foi feita em estandes interativos, enquanto 53% mostra o público interagindo com brindes ou elementos das marcas. Além disso, mais de um terço (37%) das imagens foi intencional, ou seja, os próprios frequentadores acreditam que a presença das marcas “faz sentido emocional ou estético” para a experiência da publicação.

Ativações de marca que vão além do superficial

Para Pamela Kirsner, cofundadora da Inconvencional, “o festival não pode ser desperdiçado com ativações superficiais”. A especialista enfatiza que ações que apenas distribuem brindes funcionais, sem conexão cultural ou emocional, não atendem às expectativas do público. “O público quer símbolos que ampliem sua experiência e façam sentido em suas narrativas pessoais”, reforça Daniel Dante, também cofundador da agência.

Mapeamento de conteúdo e metodologia do estudo

Foram analisadas 839.109 fotos e vídeos publicados nas redes sociais durante o festival, considerando também perfis com configurações fechadas. Estima-se que o volume total de imagens registradas possa alcançar 1,34 milhão, com um levantamento de mais de 270 dias de conteúdo, totalizando 6,5 mil horas de vídeos. A metodologia do estudo combinou mapeamento geolocalizado, inteligência artificial e curadoria humana para garantir a precisão dos resultados.

Implicações para as marcas e o cenário cultural

Os dados indicam que o festival se consolidou como um palco importante para a estratégia de branding, onde marcas têm potencial de envolver e criar conexão emocional com o público. Como destacou Dop Daniel Dante, a presença de símbolos e experiências de marca que dialoguem com a cultura jovem é fundamental para ampliar o impacto do marketing nesta esfera.

O estudo reforça a importância de que as ações de ativação no evento vão além da distribuição de objetos, buscando se integrar às experiências culturais dos participantes para gerar maior significado e engajamento.

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