
Mano Menezes em jogo do Grêmio
Mano Menezes não seguirá no comando do Grêmio em 2026. A definição veio nesta terça-feira, em que o técnico publicou um texto de despedida nas redes sociais. Ele foi informado pela direção que o contrato, que era válido até o fim de 2025, não será renovado.
Nova gestão no Grêmio
A comunicação foi feita pelo vice de futebol, Antônio Dutra Jr., em reunião alinhada com a chegada do novo presidente Odorico Roman. A direção entende que a mudança é parte do processo de reconstrução da próxima temporada.
Renovação dependia da Libertadores
A renovação automática do contrato de Mano dependia da conquista de uma vaga na Libertadores, o que não ocorreu. O Grêmio terminou o Brasileirão na nona posição, sem alcançar o gatilho contratual para a extensão do vínculo. Durante sua passagem, Mano acumulou 39 jogos, registrando 14 vitórias, 12 empates e 13 derrotas. Além disso, o time foi eliminado na Copa do Brasil pelo CSA e caiu para o Alianza Lima nos playoffs da Sul-Americana.
O que disse Mano Menezes
“Em abril deste ano, o Grêmio vivia um momento muito difícil. Geralmente, nessas horas, você se lembra de quem mais confia. O presidente Alberto Guerra e sua diretoria me convidaram, então, para assumir o comando técnico da equipe. Aceitei e aceitaria sempre que o Grêmio precisar”, declarou o técnico em um emocionante comunicado.
Mano também reconheceu o esforço do clube durante sua gestão: “Nossa relação é de gratidão mútua. Passados quase oito meses, devolvemos o clube à Sul-Americana e com a nona colocação no Brasileirão. Sei que é pouco para a ambição do torcedor, mas é o alicerce para uma nova equipe e para novas conquistas”.
Na despedida, ele expressou sua esperança em dias melhores para o time: “A bola é redonda e certamente vai continuar girando para todos nós. Espero, de coração, que dias melhores possam vir para todos. Seguimos em frente… Trabalhando sério, cumprindo com os nossos compromissos até o fim e de cabeça erguida – sempre.”
Isso sinaliza uma nova era para o Grêmio, que se prepara para buscar novas estratégias e um novo comando técnico. A diretoria está em busca de um nome que possa devolver o time aos trilhos e conquistar os objetivos almejados pela torcida e pela história do clube.
Mano Menezes deixará saudades e a expectativa agora recai sobre os próximos passos do Grêmio no cenário do futebol brasileiro.

