O grupo Magazine Luiza inaugurou nesta terça-feira (26) uma megaloja multimarcas na Avenida Paulista, em São Paulo, no local da antiga Livraria Cultura, fechada em abril após falência. A nova unidade, maior loja física da rede Magalu, reúne todas as principais marcas do grupo, incluindo Estante Virtual, KaBuM!, Netshoes, Época Cosméticos e a própria Magazine Luiza, consolidando sua estratégia de fortalecer a presença multicanal e física.
Inovação e propósito estratégico do espaço
Segundo o CEO Frederico Trajano, a loja de 4 mil metros quadrados foi criada como uma loja conceito. “Meu sonho é colocar ali todas as marcas da companhia”, afirmou Trajano, durante a Expo Magalu realizada em agosto em São Paulo, onde destacou a intenção de que o espaço funcione como um hub de inovação e relacionamento com o cliente.
O espaço oferecerá produtos variados, como eletrodomésticos, brinquedos, games, tênis e livros, além de serviços integrados. A loja busca fornecer uma experiência multimodal, com possibilidades de retirada, entregas rápidas e atendimento presencial diferenciado.
Fortalecimento das lojas físicas e preservação cultural
O presidente do Magalu também explicou que a nova unidade será estratégica para o fortalecimento das lojas físicas da rede. Além do conceito comercial, o espaço preserva elementos históricos e culturais, como o teatro Eva Hertz, instalado nas dependências do local, reforçando a relação da marca com a cultura paulistana.
Integração multicanal e parcerias
O modelo de operação seguirá a tendência de multicanalidade, com ofertas de serviços como o Retira Loja, além de servir como ponto de entrega para vendas realizadas online. Trajano destacou ainda que deseja ampliar a oferta de produtos de seus varejistas parceiros, transformando o espaço em um verdadeiro ponto de convergência de marcas e lojas.
O grupo também ampliou sua atuação na área de cosméticos ao transformar a Época Cosméticos em marketplace voltado para beleza, e mantém parcerias estratégicas, como a recente colaboração com o AliExpress, que venderá produtos da Magalu por sua plataforma, fortalecendo a estratégia de integração digital e logística.
Resultados financeiros e atuação no mercado
O Magazine Luiza possui mais de 1.240 lojas em vinte estados, além de um marketplace com cerca de 359 mil vendedores. Sua plataforma digital é utilizada por mais de 50 milhões de usuários ativos mensais. Em seu último trimestre, a empresa reportou lucro líquido ajustado de R$ 37,4 milhões, revertendo prejuízo de R$ 198,8 milhões no mesmo período do ano anterior.
O sucesso financeiro e a expansão física demonstram as estratégias de reequilíbrio e diversificação do grupo, que também investe em novos centros de distribuição e aquisições, como a recente compra da Tok&Stok, consolidando sua posição no setor de móveis e decoração.
A inauguração simboliza a tentativa do Magalu de unir o lado físico e digital do varejo, em meio às mudanças do mercado, onde o conceito de varejo ‘figital’ tem cada vez mais espaço no comportamento do consumidor brasileiro.
Para mais detalhes sobre a inauguração, acesse esta matéria.


