O Campeonato Brasileirão 2025 chegou ao fim neste domingo (7). No entanto, o futuro de duas equipes segue em aberto. Com dois representantes do G-5 ainda na briga pelo título da Copa do Brasil, uma vaga a mais para a Libertadores pode se abrir. O grande beneficiado pelo sucesso de outro time seria o São Paulo, que terminou na 8ª posição da tabela, mesmo sendo derrotado pelo Vitória por 1 a 0, no Barradão.
Antes mesmo de todo esse contexto se formar, os tricolores já tinham uma torcida contra na competição de mata-mata nacional — o rival estadual Corinthians. Agora, entretanto, é necessário torcer para Fluminense ou Cruzeiro confirmarem a conquista, caso queiram disputar a fase prévia do principal torneio do continente.
Torcidas por Fluminense e Cruzeiro
Antes do começo da 38ª e última rodada do Brasileirão, o Fluminense já estava garantido na Libertadores. O time do técnico Luis Zubeldía buscava um lugar no G-5. Com a vitória de 2 a 0 sobre o Bahia no Maracanã, no Rio de Janeiro, o tricolor das Laranjeiras assegurou-se na quinta posição e está classificado de maneira direta para a fase de grupos da Libertadores.
O ano ainda não acabou para o time carioca. Se ficar com o título da Copa do Brasil, ele fará com que o São Paulo – oitavo colocado – vá para a fase pré-grupos da disputa da principal competição de clubes da América do Sul.
Outra equipe primordial neste jogo de xadrez que virou a tabela do Campeonato Brasileiro é o Cruzeiro. A Raposa, mesmo com a derrota de 3 a 0 para o Santos na Vila Belmiro, ficou na terceira posição, garantindo-se nas rodadas anteriores na fase de grupos da Libertadores.
Se for campeão da Copa do Brasil, o time de Belo Horizonte automaticamente puxará o Botafogo – sexto colocado, após a vitória de 3 a 2 sobre o Fortaleza no Nilton Santos – para os grupos da Libertadores, fazendo com que o G-5 se torne G-6. Além disso, os são-paulinos também serão beneficiados com o G-8.
Datas da Copa do Brasil 2025
As semifinais Cruzeiro x Corinthians e Vasco x Fluminense ocorrerão no meio desta semana com os jogos de ida. As partidas estão marcadas para quarta (10) e quinta-feira (11) respectivamente, no Mineirão e no Maracanã.
As partidas de volta, ambas, estão agendadas para domingo (14), na Neo Química Arena e no Maracanã. A final será disputada nos dias 17 e 21 de dezembro.
Essa situação mostra como o futebol é imprevisível e emocionante, e a torcida pelo São Paulo pode ainda ter esperanças de uma nova chance na Libertadores, dependendo do desempenho de seus rivais. Os tricolores seguirão acompanhando cada jogo da Copa do Brasil, na expectativa de que seus adversários também façam a parte deles. É um verdadeiro teste de nervos que promete agitar o final do ano no cenário do futebol brasileiro.


