No próximo domingo, dia 7 de dezembro de 2025, aproximadamente 14 mil eleitores de Guará, no interior de São Paulo, se dirigem às urnas para a eleição suplementar que definirá o novo prefeito e vice-prefeito da cidade. O pleito tem grande importância, já que os escolhidos estarão à frente da administração municipal até o fim de 2028.
O contexto da eleição suplementar
A eleição acontece das 8h às 17h em seis locais diferentes de votação, que somam 48 seções, organizadas pela 60ª Zona Eleitoral de Ituverava. A convocação para o novo pleito foi resultado da decisão da Justiça Eleitoral que indeferiu o registro de candidatura do prefeito eleito em 2024, Vinicius Magno Filgueira, por questões legais relacionadas a sua inelegibilidade.
Quem são os candidatos?
Estamos diante de duas chapas que disputam a preferência dos eleitores. Pela coligação “De mãos dadas por Guará e pioneiros”, com os partidos Republicanos, PSD e PL, candidatar-se-ão Filipe Furtado da Rocha a prefeito e Juliano Eduardo Marchi a vice, ambos representando o Republicanos.
Em contrapartida, pela coligação “Esperança, trabalho e respeito por Guará e pioneiros”, composta por Podemos e União Brasil, os candidatos serão Túlio de Mattos Figueiredo (Podemos) para prefeito e José Ricardo Cardoso Alcântara (União Brasil) para vice. O embate entre as chapas promete agitar as redes sociais e envolver a população nas discussões sobre os rumos a serem tomados pela cidade nos próximos anos.
Votação e obrigações dos eleitores
O voto é considerado obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos, enquanto pessoas com mais de 70 anos, analfabetos e jovens de 16 e 17 anos têm direito ao voto facultativo. Para efetuar a votação, é essencial que o eleitor esteja com seu título de eleitor e em situação regular com a Justiça Eleitoral. A prioridade na fila de votação é garantida aos idosos com 80 anos ou mais, assim como a pessoas com deficiência, gestantes e lactantes, conforme avaliado pelo presidente da mesa de votação.
Justificativas para ausência
Caso algum eleitor não consiga comparecer ao local de votação, há mecanismos estabelecidos para justificar a ausência no mesmo dia do pleito. O eleitor pode utilizar o aplicativo e-Título ou justificar até 5 de fevereiro de 2026 através do mesmo app, do Sistema Justifica, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, ou por requerimento formal na zona eleitoral.
Impedimentos e polêmicas eleitorais
A eleição suplementar de Guará é um desdobramento de uma situação polêmica envolvendo Vinicius Magno Filgueira, que foi escolhido prefeito em 2024, mas cujo registro foi impugnado. O Ministério Público Eleitoral e a coligação adversária alegaram que ele fez uso irregular do cargo de prefeito em mandatos anteriores, conforme o que preconiza a legislação eleitoral vigente, que proíbe a reeleição em períodos subsequentes sem um intervalo.
Após a negativa em primeira e segunda instâncias sobre seu registro, Vinicius tentou recorrer até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém seu pedido foi negado, levando à necessidade desta nova eleição, que foi aprovada por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral.
A população de Guará está, portanto, em um momento decisivo, onde as escolhas feitas neste domingo podem influenciar significativamente o futuro da cidade e de seus cidadãos. A expectativa é grande e a participação ativa dos eleitores será essencial para a construção dos próximos passos administrativos.
Para mais atualizações sobre as eleições e outros acontecimentos na região, acompanhe as notícias pelo G1 Ribeirão Preto e Franca.


