Brasil, 2 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Metrópoles conquista prêmio de jornalismo do CFA com reportagem sobre mulheres na cultura

O Metrópoles recebeu o 1º prêmio de jornalismo do Conselho Federal de Administração (CFA) pela reportagem “Elas lideram: a força das mulheres na cultura do DF”. Esta matéria multimídia destaca as conquistas e desafios enfrentados por quatro importantes produtoras culturais do Distrito Federal: Ruskaya Zanini, Sara Rocha, Amanda Bittar e Juliana Jacinto, que estão à frente de projetos que dinamizam a cena cultural local.

A importância da reportagem

O minidocumentário que integra o especial multimídia foi reconhecido como o melhor trabalho da categoria vídeo no concurso. Com apenas nove minutos, ele apresenta relatos das entrevistadas sobre como suas perspectivas femininas contribuíram para o sucesso de suas iniciativas culturais. Além disso, o material conta com a participação de especialistas, como Juliana Solidade, do CFA, e Viviane Pinto, da plataforma Lab Criação, que sugerem mudanças nas políticas de incentivo para aumentar a presença feminina na economia cultural.

O minidocumentário e sua equipe

O projeto multimídia “Elas lideram: a força das mulheres na cultura do DF” foi idealizado pela editoria de entretenimento do Metrópoles. A apuração e redação ficaram a cargo de Yasmin Rajab, com coordenação e edição de Érica Montenegro, Ranyelle Andrade e Beatriz Queiroz. O design visual foi elaborado por Gui Prímola e Carla Senna, enquanto as fotografias foram capturadas por Breno Esaki, Hugo Barreto, Luís Nova e Vinícius Schmidt. A edição das imagens ficou sob responsabilidade de Daniel Ferreira e Michael Melo.

Realizado pela equipe de vídeo do Metrópoles, o minidocumentário é fruto do trabalho conjunto de profissionais como Giuliano Gazzoni, Natália Jaguaribe, Guilherme Guimarães, Lucas Akasaki, Brenno Alves, Rebeca Hadassa, Blandu Correia, Gabriel Foster, Leonardo Hladczuk e Mark Vales. A revisão da matéria foi realizada por Juliana Garcês, e a parte técnica, para que o conteúdo fosse transmitido, ficou a cargo de Italo Ridney, Saulo Marques e Alvino Rodrigues.

Reconhecimento e impacto

A primeira edição do prêmio de jornalismo do CFA buscou estimular a publicação de matérias que valorizem a profissão de administrador. O Metrópoles, ao receber essa honraria, demonstra a importância de coberturas que trazem à tona a força feminina e as lutas das mulheres na área cultural, um campo frequentemente dominado por narrativas e vozes masculinas.

O conteúdo premiado é um reflexo do comprometimento do Metrópoles em promover diversificação nas histórias que conta, além de enfatizar a necessáidade de mudança nas políticas culturais. Isso mostra que a mídia tem um papel crucial em dar visibilidade a questões significativas e que impactam diretamente a sociedade.

Documentário disponível para visualização

Os interessados em conhecer mais sobre essa importante narrativa podem assistir ao minidocumentário “Elas lideram: a força das mulheres na cultura do DF”. O reconhecimento do Metrópoles não apenas celebra a conquista, mas também reforça a importância de um compromisso contínuo com a verdadeira representação da diversidade e da inclusão na sociedade.

A crescente atenção às vozes femininas na cultura é um sinal encorajador de que mais iniciativas desse tipo precisam ser realizadas. O sucesso desta reportagem pode inspirar muitos outros projetos que busquem contar histórias de mulheres que fazem a diferença em suas comunidades.

O prêmio recebido pelo Metrópoles é uma vitória não só para a equipe, mas para todos aqueles que acreditam na valorização da diversidade e na força transformadora da cultura.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes