Nesta quarta-feira (2), o bispo Patrick Neary, de Saint Cloud, Minnesota, foi oficialmente nomeado presidente do conselho da Catholic Relief Services (CRS), a principal agência humanitária da Igreja Católica nos Estados Unidos. A nomeação foi feita pelo presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), arcebispo Paul Coakley, sucedendo o arcebispo Nelson Pérez, de Filadélfia.
Nova liderança para a CRS com foco na missão de solidariedade
Neary assume o cargo de forma imediata, com mandato até novembro de 2028, comprometendo-se a liderar com um coração de misericórdia. Em declaração publicada em nota oficial, o bispo destacou sua experiência internacional e pastoral, mencionando que suas vivências na África e no ministério paroquial o ajudaram a “encontrar Cristo na face dos pobres e vulneráveis”.
Ele elogiou a CRS pelo trabalho de acompanhar com compaixão as populações em situação de necessidade e agradeceu ao seu predecessor pelo empenho na defesa da dignidade dos mais vulneráveis. “Estou honrado em liderar com um espírito de misericórdia, ouvindo e trabalhando junto de nossos parceiros para preservar a dignidade de cada pessoa”, afirmou Neary, que também enalteceu o esforço conjunto para levar a luz de Cristo a comunidades ao redor do mundo.
Trajetória e compromisso com a missão social da Igreja
Desde sua nomeação pelo Papa Francisco em dezembro de 2022, Neary atua como bispo de Saint Cloud. Anteriormente, trabalhou por oito anos na África, em países como Quênia e Uganda, e, posteriormente, foi reitor da paróquia Holy Redeemer, em Portland, Oregon. Sua formação inclui a ordenação sacerdotal em 1991 na Universidade de Notre Dame, onde também foi reitor por diversos anos.
Sean Callahan, presidente e CEO da CRS, expressou entusiasmo com a sua chegada: “Estamos certos de que sua liderança fortalecerá a missão da CRS de trabalho humanitário e advocacia em prol de irmãos e irmãs ao redor do mundo.”
Dados e impacto da CRS
Segundo informações do site oficial, a CRS atua anualmente em 122 países, atendendo cerca de 225 milhões de pessoas, com uma rede de 1.735 parceiros internacionais. O compromisso da organização é promover o desenvolvimento humano e a justiça social através de ações solidárias e humanitárias.
“Nossa missão é levar esperança e dignidade às comunidades mais necessitadas”, afirmou Neary, reforçando o papel de liderança que assumirá na organização.


