Um empate que deixou fans insatisfeitos aconteceu na Neo Química Arena neste domingo (30). Corinthians e Botafogo ficaram no 2 a 2 no encerramento da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um duelo eletrizante transmitido ao vivo pela Rádio Nacional.
Disputa acirrada pelo G-7
Com o premiado acesso à Copa Libertadores em jogo, os sete primeiros colocados na tabela do Campeonato Brasileiro garantem sua participação no torneio continental. Os dois últimos desse grupo têm a responsabilidade de disputar a fase preliminar. O Botafogo, se mantendo em sexto lugar com 59 pontos, já está classificado para a competição sul-americana, mas ainda almeja uma vaga direta na fase de grupos. Por outro lado, o Corinthians, atual nono colocado com 46 pontos, aguarda a possibilidade de se qualificar caso o Cruzeiro, em terceiro lugar, ou o Fluminense, em sexto, vençam a Copa do Brasil. Alternativamente, o Timão pode garantir sua presença na Libertadores se conquistar essa competição na qual ostenta o status de semifinalista.
Primeiro tempo com vantagem corinthiana
A primeira etapa do confronto evidenciou a desatenção do sistema defensivo do Botafogo, que acabou sendo fortemente punido pelo Corinthians. Logo aos sete minutos, Léo Linck tentou iniciar uma jogada com Newton, mas foi desarmado pelo meia Raniele, que entrou na área e finalizou com precisão na saída do goleiro, abrindo o placar para o Timão. Essa ofensiva deu indícios da capacidade do time paulista de se capitalizar sobre os erros do adversário.
Virada do Botafogo e golaço de Barrera
No entanto, a segunda metade do jogo trouxe um novo cenário. O Botafogo voltou determinado e conseguiu reverter a situação em apenas seis minutos, com Álvaro Montoro desempenhando papel fundamental na construção das jogadas. Aos 14 minutos, o argentino – que substituiu o contundido Jefferson Savarino – fez um ótimo passe para o lateral Cuiabano, que entrou na área e finalizou sem chances para o goleiro Hugo Souza.
Aos 20 minutos, a torcida do Glorioso foi à loucura com um verdadeiro golaço: Montoro rolou a bola para Allan, que, por sua vez, lançou um cruzamento rasteiro que não foi afastado pela zaga do Corinthians. O meia Jordan Barrera, com um voleio espetacular, mandou para o fundo das redes, colocando o Botafogo na frente.
Empate e expulsão
Apesar da forte reação do Botafogo, o Corinthians não se deixou abater. Aos 36 minutos, Vitinho fez uma jogada notável pela direita, tocou com precisão na área e viu o zagueiro Gustavo Henrique aproveitar a confusão para deixar tudo igual novamente no placar. O clima se esquentou em campo, resultando na expulsão do atacante Jeffinho, que entrou como reserva e acabou se envolvendo em um incidente que deteriorou ainda mais a atmosfera já tensa do jogo.
Esse empate fez com que ambos os times permanecessem nas mesmas posições, sem conseguir avançar suas ambições no campeonato. O jogo, apesar de emocionante, destacou os desafios que ainda têm pela frente nas próximas rodadas, enquanto a expectativa por uma vaga na Libertadores continua a ser um tema de grande relevância para os torcedores de ambas as equipes.
Com a tabela apertada e muitas questões ainda por resolver, o Brasileirão promete emoções até o último momento. Os clubes precisam urgentemente melhorar sua performance se quiserem alcançar seus objetivos na competição.


