Companhias aéreas ao redor do mundo estão intensificando esforços para realizar atualizações no software dos Airbus A320, depois de um alerta da fabricante informar que mais da metade da frota ativa desses jatos pode ter sua operação afetada. A ação acontece após um incidente recente envolvendo a JetBlue Airways, que revelou risco de corrupção de dados por radiação solar intensa.
Falha no software do Airbus A320 e impacto na aviação mundial
De acordo com a Airbus, mais de 6.000 aeronaves da família A320, que representam mais da metade da frota global dessa linha, estão sujeitas a corrigir o software. O alerta foi divulgado após a companhia de aviação americana JetBlue sinalizar que dados essenciais para os controles de voo poderiam ser corrompidos por radiação solar, levando à necessidade de retornar ao software anterior, um procedimento que pode levar entre duas e três horas por aeronave.
Algumas aeronaves mais antigas, estimadas em até 1.000 jatos, precisarão de atualização de hardware, ficando temporariamente em solo durante os reparos. Isso tem causado preocupação entre operadoras, especialmente em um período de incremento do volume de viagens. Guillaume Faury, CEO da Airbus, afirmou que a equipe trabalha para implementar as correções rapidamente e minimizar impactos operacionais.
Operações e resposta das companhias aéreas
Empresas como Wizz Air, IndiGo e a colombiana Avianca já anunciaram ter atualizado suas frotas, com a Wizz Air, que possui exclusivamente Airbus A320, informando que as operações já retornaram ao normal após as atualizações. A American Airlines também reportou avanços na resolução do problema, tendo apenas quatro aeronaves afetadas até o momento e sem impactos operacionais significativos.
Por outro lado, companhias como a ANA Holdings do Japão e a australiana Air New Zealand tiveram que cancelar voos, afetando milhares de passageiros. A autoridade de aviação do Reino Unido afirmou que a maioria das aeronaves relevantes já passou pela atualização, garantindo que os voos continuem seguros, com impactos mínimos nos passageiros.
Contexto e riscos adicionais na aviação
Esse episódio acrescenta preocupação ao imenso contexto da segurança na aviação, que depende de software e sistemas de controle altamente confiáveis. A Thales, fabricante do sistema de controle de voo do A320, esclareceu que o software questionado não está sob sua responsabilidade e que está cooperando com a Airbus e reguladores para a rápida resolução do problema.
O caso lembra outros incidentes passados envolvendo falhas de sistemas de software, como os problemas do Boeing 737 Max, que resultaram em acidentes graves. Especialistas ressaltam a importância de atualizações e inspeções constantes em componentes críticos para evitar riscos maiores.
Perspectivas e próximos passos
A Airbus enfatiza que está trabalhando intensamente para que as atualizações sejam concluídas o mais rápido possível, garantindo que as aeronaves retornem à operação normal. Regulatórios europeus e norte-americanos reforçam que as atualizações de software são obrigatórias antes que os aviões possam voar novamente, buscando assegurar a segurança de todos os passageiros.
Fonte: O Globo – Airbus busca corrigir falha em jatos A320 após alerta global


