O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, recebeu nesta quinta-feira (27) representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir ações e projetos que visam melhorar o transporte público na cidade. O encontro ocorreu no salão nobre do Palácio da Cidade e destacou a necessidade de reformulação do sistema de mobilidade urbana da capital piauiense.
Diálogo sobre renovação do sistema de transporte de Teresina
Segundo Silvio Mendes, o sistema atual de transporte coletivo de Teresina precisa ser repensado, pois a população tem demonstrado insatisfação. “A proposta é desenvolver ações detalhadas para identificar qual sistema atenderá melhor às necessidades dos moradores, sempre com cautela para garantir a satisfação popular”, afirmou o prefeito.
Apoio do BNDES e estudos de mobilidade urbana
Paula Fogacci, gerente de projeto do departamento de estruturação de soluções de mobilidade do BNDES, explicou que a equipe do banco acompanha a mobilidade em 21 regiões metropolitanas do Brasil, incluindo Teresina, em parceria com o Ministério das Cidades. Ela destacou que o estudo para a cidade está na segunda fase, na qual será feito o detalhamento dos projetos mapeados na primeira etapa, para viabilizar e financiar as iniciativas.
Ela ressaltou que, devido ao término da concessão atual dos ônibus em 2029, há uma oportunidade de repensar o sistema de transporte de Teresina. “Este momento deve ser usado para reestruturar e implementar os projetos mapeados na pesquisa nacional”, declarou.
Degradação do sistema de transporte de Teresina
Antonio Santana, responsável pelo Plano Diretor do Sistema Viário e Transporte Coletivo de Teresina, afirmou que a cidade sofreu um processo de degradação no transporte público ao longo dos anos. “Antes, a cidade tinha aproximadamente 450 ônibus circulando por mês, cada um percorrendo cerca de sete mil quilômetros; hoje, esse número caiu para 220 veículos, que percorrem cerca de 4.500 km”, detalhou.
Ele destacou a necessidade de aumentar a quantidade de viagens realizadas pelo sistema e reforçou que, mesmo iniciando com uma demanda baixa, as ações devem começar imediatamente. “Precisamos recuperar o projeto e retomar o fluxo de transporte de forma eficiente”, afirmou Santana.
Perspectivas futuras para a mobilidade urbana
Prefeitura de Teresina e BNDES planejam avançar com estudos e projetos que possam transformar o sistema de transporte na cidade, visando uma maior eficiência e satisfação da população. A expectativa é que as discussões resultem em soluções sustentáveis e modernas para enfrentar os desafios da mobilidade urbana na capital piauiense.



