Brasil, 14 de novembro de 2025
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O papel da pedagogia hospitalar na esperança de crianças oncológicas

No Centro Infantil Boldrini, a pedagoga Cibele Bitencourt lidera uma classe hospitalar que oferece educação e esperança a jovens pacientes.

No Centro Infantil Boldrini, em Campinas (SP), a pedagoga Cibele Bitencourt está à frente de um trabalho significativo e transformador na classe hospitalar, que atende crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Há 10 anos, Cibele utiliza sua formação e experiência para fazer a diferença na vida desses jovens, oferecendo não apenas conhecimento, mas também esperança. Nesse ambiente desafiador, ela mostra aos pacientes que a estadia no hospital é apenas “um momento” de suas vidas e que existe vida fora das paredes do hospital.

O que é a pedagogia hospitalar?

A pedagogia hospitalar é uma área da educação que visa atender crianças e adolescentes que estão temporariamente afastados do ambiente escolar devido a problemas de saúde. Seus profissionais, como Cibele, têm a missão de adaptar o currículo escolar à realidade dos pacientes, proporcionando um espaço de aprendizado que respeita suas limitações e, ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento pessoal e social.

O trabalho não se resume apenas a ensinar conteúdos acadêmicos, mas também a proporcionar momentos de interação, lazer e diversão. Nesse contexto, a pedagogia hospitalar tem um papel importante na recuperação emocional dos pacientes, além de auxiliar no tratamento médico, já que a inclusão do ensino pode ajudar na diminuição da ansiedade e do estresse que a hospitalização traz.

A importância do ambiente escolar para o paciente

Para muitos jovens, a escola representa um espaço de socialização, aprendizado e desenvolvimento. A ausência desse ambiente pode levar ao isolamento e à depressão, fatores que podem prejudicar a saúde mental e física dos pacientes. Cibele, ciente disso, adapta as atividades às necessidades de cada um, promovendo um ensino que considera as peculiaridades de cada aluno.

“O nosso objetivo é mostrar que a hospitalização é um período transitório e que é possível manter a rotina de estudos e socialização”, diz Cibele. Com aulas que podem variar entre from atividades lúdicas a conteúdos mais formais, ela busca equilibrar a educação com a diversão, garantindo que as crianças sintam que ainda fazem parte do mundo escolar.

Resultados positivos da pedagogia hospitalar

As histórias de sucesso no Centro Infantil Boldrini são diversas. Crianças que, em meio ao tratamento, conseguiram se formar na educação infantil ou, até mesmo, manter certo nível de escolaridade, são exemplos que inspiram não somente outros alunos, mas também suas famílias e equipes médicas. O impacto positivo se reflete na autoestima e na disposição dos jovens em enfrentar os desafios do tratamento.

Com a pedagogia hospitalar, Cibele e sua equipe buscam promover um ambiente acolhedor e estimulante, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida desses jovens. O retorno à escola após a alta hospitalar se torna um novo desafio, mas com a preparação adequada, muitos alunos se mostram prontos para retomar seus estudos com ânimo renovado. Isso demonstra que a educação pode, sim, andar de mãos dadas com a saúde, proporcionando uma recuperação mais completa.

Um modelo que pode ser ampliado

A experiência do Centro Infantil Boldrini serve como modelo para outras instituições no Brasil. Com a necessidade crescente de humanização na saúde e a valorização do desenvolvimento integral das crianças, a pedagogia hospitalar deve ser vista não apenas como uma opção, mas como uma necessidade. Algumas iniciativas já estão sendo adotadas em diferentes hospitais ao redor do país, enquanto outras esperam seguir o exemplo de sucesso.

O trabalho realizado por professores dedicados como Cibele Bitencourt é um lembrete do quanto a educação é uma poderosa ferramenta de transformação. Proporcionar esperança e ensinar habilidades que serão levadas para além do entorno hospitalar é fundamental para que essas crianças e adolescentes saltem os obstáculos que a vida lhes impõe.

Em resumo, a pedagogia hospitalar não se limita apenas à aprendizagem, mas constitui um elo de esperança e resiliência. Os jovens atendidos no Centro Infantil Boldrini aprendem que, embora enfrentem uma situação difícil, é possível encontrar um novo significado para suas vidas, mesmo dentro do hospital.

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