A empresa maranhense Internacional Marítima Limitada, por meio do consórcio Aquavias SP, venceu nesta quarta-feira (13) o leilão para operar 14 linhas de transporte aquaviário no estado de São Paulo. A vitória superou outras três concorrentes com uma proposta de desconto de 12,60% na contraprestação pública.
Regiões atendidas e detalhes do leilão
Foram licitadas três linhas na Região Metropolitana de São Paulo, três no Vale do Paraíba e oito no litoral paulista, incluindo a famosa balsa Santos-Guarujá. Os serviços atualmente atendem cerca de 40 mil passageiros por dia, somando aproximadamente 11 milhões de pessoas e 10 milhões de veículos por ano.
O projeto prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões voltados à modernização dos terminais e à substituição das embarcações por unidades elétricas, promovendo maior sustentabilidade ao transporte marítimo.
Prazo e rotas contempladas
O modelo de Parceria Público-Privada (PPP) adotado terá duração de 20 anos, contemplando rotas como São Sebastião–Ilhabela, Santos–Vicente de Carvalho, Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá, além de conexões em Cananéia, Iguape, Bororé, Taquacetuba, João Basso, Porto Paraitinga, Varginha e Natividade da Serra. A assinatura do contrato está prevista para o primeiro semestre de 2026.
O consórcio vencedor já atua no Maranhão, operando duas linhas de transporte marítimo e realizando atividades de apoio portuário e rebocadores. Faz parte do grupo Cantanhede, um conglomerado regional ligado ao setor de construção civil.
Participação e discursos dos envolvidos
Em seu discurso após o leilão, o governador Tarcísio de Freitas ressaltou as dificuldades do projeto devido à ausência de experiências anteriores de concessões de transporte marítimo de passageiros no estado. Ele também destacou a próxima licitação do novo Centro Administrativo de São Paulo, com valor estimado de R$ 5 bilhões, prevista para ocorrer em 15 dias, que reformulará a sede do governo na região central da capital.
Segundo o governador, o projeto representa uma nova fase de investimentos na infraestrutura paulista, buscando maior eficiência e inovação no transporte público.
Para mais detalhes, acesse a fonte original: Agência Brasil.

