Brasil, 12 de novembro de 2025
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Aplicativo Gov.Br passa a avisar sobre vencimento de passaportes

Usuários do Gov.Br receberão notificações sobre a validade do passaporte, reforçando a segurança e a facilidade no acompanhamento dos documentos

A partir desta quarta-feira (12), os usuários do aplicativo Gov.Br passaram a receber alertas sobre o vencimento do passaporte, em uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF).

Notificações personalizadas sobre validade do passaporte

Segundo o governo, as mensagens serão enviadas pelo serviço de caixa postal do aplicativo em três momentos: oito meses antes do vencimento, três meses antes e após a data de expiração do documento. Essa iniciativa visa facilitar o acompanhamento da validade e evitar imprevistos na hora da renovação.

Até 2026, a previsão é que mais de 1,9 milhão de pessoas recebam esses lembretes, contribuindo para maior agilidade no processo de renovação do passaporte.

Requisitos para receber as mensagens

Para acessar as notificações, os usuários precisam possuir uma conta com níveis Prata ou Ouro na plataforma Gov.Br. Essas categorias garantem maior segurança e acesso a funcionalidades adicionais, como a recepção de alertas personalizados.

“Essa é uma iniciativa que simplifica a vida das pessoas e fortalece a confiança na instituição”, afirmou Andrei Augusto Passos Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, em nota oficial.

Caixa Postal do Gov.Br já enviou milhões de mensagens

Implementada desde fevereiro, a Caixa Postal do aplicativo permite o envio de informações personalizadas do governo para cada usuário. Desde então, mais de 30 milhões de mensagens foram encaminhadas em assuntos como Enem, Bolsa Verde, Meu SUS Digital, emissão de certificados digitais e previdência.

Plataforma de serviços digitais do governo

Hoje, a plataforma do governo federal disponibiliza 4,6 mil serviços digitais federais e outros 8,7 mil de estados e municípios, permitindo que cidadãos acessem uma vasta gama de serviços públicos de forma prática e segura.

Entre os principais serviços utilizados estão a Assinatura Gov.Br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Os acessos são permitidos a quem possui contas com níveis Prata ou Ouro.

Para obter o nível Prata, o usuário pode realizar reconhecimento facial ou validar seus dados em bancos credenciados. O nível Ouro, que oferece acesso completo aos serviços públicos digitais e maior segurança, exige reconhecimento facial baseado na Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Impacto na gestão de documentos e segurança digital

Com a inclusão do aviso de vencimento do passaporte na plataforma, o governo busca melhorar a gestão de documentos e diminuir dificuldades na renovação, além de ampliar a segurança do cidadão no ambiente digital.

Para mais informações, acesse o site oficial da Agência Brasil.

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