Brasil, 15 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Argentina planeja recomprar títulos e acumular reservas, afirma Caputo

Ministro da Economia argentina revelou planos de manter o câmbio dentro de faixas e reforçar reservas internacionais.

O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, afirmou a investidores em Nova York que o país planeja recomprar títulos soberanos e começar a acumular reservas estrangeiras, mesmo enquanto o peso continuar Dentro de sua faixa de câmbio, segundo fontes próximas ao governo. A declaração foi feita durante uma reunião organizada pelo JPMorgan Chase na sexta-feira.

Plano de manutenção da faixa de câmbio e recompra de títulos

Caputo explicou que o presidente Javier Milei não pretende liberar o câmbio do peso, mas manter sua cotação dentro de limites previamente estabelecidos. Segundo ele, a possibilidade de acelerar o ajuste da faixa de câmbio para 1,5% ao mês — atualmente fixado em 1% — dependerá da inflação e da demanda por pesos no mercado. O ministro também prometeu divulgar um plano completo, em até 30 dias, que incluirá cronogramas para a recompra de dívida, acumulação de reservas e um título voltado para a educação.

Reforço nas reservas e controle da moeda

Caputo sinalizou ainda que poderá considerar comprar dólares de forma mais agressiva quando o mercado estiver favorável, especialmente se a liquidez for forte e o peso estiver sendo negociado dentro da faixa. Ele não especificou o momento do início dessas compras, mas reforçou a expectativa de que a moeda continue se valorizando diante do aumento da demanda por pesos.

Contexto eleitoral e cenário econômico argentino

Desde a vitória eleitoral de Milei nas últimas semanas, muitos investidores acreditam que é momento de o governo modificar sua política cambial. A consultoria Pacific Investment Management (Pimco) chegou a sugerir que Milei permita uma flutuação mais livre do peso. Autoridades argentinas, no entanto, negaram qualquer intenção de mudança no regime cambial, embora Caputo tenha indicado que o governo poderia alterar regras para comprar dólares quando o peso estiver dentro da faixa e a liquidez estiver elevada.

Segundo Caputo, as compras de dólares podem começar em breve, com o esperado aumento na valorização do peso à medida que a demanda por pesos cresce no mercado. Ainda assim, o país enfrenta dificuldades para aumentar suas reservas, após assinar um acordo de US$ 20 bilhões com o Fundo Monetário Internacional (FMI) em abril, e tem sido obrigado a vender dólares para sustentar o peso em meio à volatilidade, especialmente antes do período eleitoral.

Recompra de títulos e relação com os EUA

Durante o encontro, Caputo revelou que a Argentina pretende recomprar títulos globais com vencimento em 2029 e 2030 usando fontes de financiamento mais baratas. As autoridades do país também assinaram um acordo de confidencialidade com os Estados Unidos, dificultando a divulgação de detalhes dessa operação. Além disso, ele afirmou que o governo mantém negociações para fortalecer as reservas e tem a intenção de incentivar a migração para criptomoedas como alternativa à desvalorização do peso.

Perspectivas futuras

O governo argentino espera que suas medidas reforcem a estabilidade cambial e incentivem a recuperação econômica. A expectativa é de que, ao manter o câmbio dentro de faixas e reforçar reservas, o país possa enfrentar a difícil situação financeira, marcada por inflação elevada e desafios na captação de recursos internacionais.

As declarações de Caputo reforçam a estratégia de manter o controle cambial enquanto busca criar condições de estabilidade para a economia argentina no curto prazo. Ainda não há previsão exata de quando as ações de recompra e compra de dólares terão início, mas o governo sinaliza otimismo na implementação do novo plano, previsto para os próximos meses.

PUBLICIDADE

Sem título

I’m ready! Go ahead and give me the 14 taglines, and I’ll do my best to match them to their movies as quickly as possible.

Leia mais »

Institucional

Anunciantes