Brasil, 7 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Católicos mobilizam ajuda às vítimas do furacão Melissa na Jamaica

Comunidades católicas estão atuando na recuperação após o devastador furacão de categoria 5 que atingiu Jamaica e países vizinhos

Líderes e agências católicas estão mobilizando esforços de ajuda às comunidades afetadas pelo furacão Melissa, que devastou Jamaica e regiões próximas. A tempestade, de categoria 5, atingiu o Caribe com ventos sustentados de 185 milhas por hora, causando a perda de até 50 vidas e danos extensos na região no dia 28 de outubro.

Resposta emergencial da Igreja Católica

Agências católicas estão atuando no solo, apoiando esforços de socorro e arrecadação de fundos para ajudar comunidades atingidas. Os frades dominicanos do St. Martin’s Missions, que apoiam Jamaica e Grenada, estão na linha de frente das ações de auxílio.

Father Bede Mullens, OP, um dos frades atuantes na Jamaica, explicou à CNA que eles estão baseados em Kingston, região que, felizmente, foi pouco afetada pelo furacão. “Alguns dos nossos paroquianos mais pobres, na comunidade de August Town, perderam telhados, paredes e, em um caso, a casa quase toda,” relatou Mullens. Com o apoio de doações internacionais, a missão planeja adquirir materiais para reparos e alimentos.

Ele destacou que há dificuldades no abastecimento de alimentos devido a compras de pânico e ao aumento de preços na ilha, especialmente em áreas agrícolas severamente atingidas. Nesta sexta-feira, 7 de novembro, os frades distribuirão 300 refeições para estudantes na Universidade das Índias Ocidentais, em Mona, e famílias carentes. Mullens reforçou a busca por patrocínios para ajudar estudantes e famílias que perderam tudo.

Reconstrução e apoio comunitário

Nas regiões próximas a Montego Bay, muitos templos e paróquias sofreram perdas significativas, incluindo uma igreja que funciona atualmente como abrigo, com metade do telhado destruído. Os frades colaboram na entrega de materiais de construção, água, alimentos para bebês e outros itens essenciais, visando apoiar a recuperação local.

As equipes já fizeram contato com algumas paróquias afetadas e planejam ampliar os esforços assim que as vias forem reabertas. “Nossa maior prioridade é oferecer solidariedade e demonstrar que a Igreja Universal está presente na dor de cada um,” afirmou Mullens. “Esta é uma expressão concreta da nossa unidade como corpo de Cristo.”

Organizações de apoio e ajuda internacional

A Franciscan Friars Charities (FFC), braço beneficente da Província de Nossa Senhora de Guadalupe, ativou o Fundo de Auxílio Franciscano para viabilizar a ajuda às regiões mais afetadas na Jamaica. Os frades em Negril estão mobilizados para avaliar necessidades, distribuir refeições quentinhas e cuidar de clínicas médicas móveis para áreas remotas.

O Mission Outreach, de Illinois, está coordenando transporte de suprimentos essenciais, incluindo fraldas — enviando lotes de 4.000 unidades — e equipamentos médicos em contêineres. Outros grupos, como Cross Catholic Outreach e Catholic Relief Services, também arrecadam fundos para distribuir alimentos, remédios e materiais de reconstrução em Jamaica, Haiti, Cuba e República Dominicana.

O Departamento de Estado dos EUA anunciou que fornecerá US$ 3 milhões em ajuda humanitária, destinando recursos às regiões do leste de Cuba impactadas pelo furacão. Essa mobilização mostra o compromisso conjunto da Igreja e de organizações internacionais na assistência às vítimas.

Autoridades e fiéis continuam trabalhando unidos para reconstruir vidas e comunidades, reafirmando a força da solidariedade cristã em momentos de crise.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes