Brasil, 15 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Ministro Camilo Santana cita pedido de Dr. Francisco para instalar curso de medicina em Floriano

O ministro da Educação, Camilo Santana, autorizou a emissão da Portaria que permite iniciar o curso de Medicina, no campus de Floriano da UFPI. A implantação da graduação pública e gratuita foi articulada pelo deputado federal Dr. Francisco (PT/PI). O curso terá 30 vagas anuais e abrirá a primeira turma em 2026. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (4) no campus Petrônio Portella, da Universidade Federal do Piauí, localizado na zona Leste de Teresina.

“Parabéns ao deputado Dr Francisco, que foi lá pedir, cobrar no Ministério. Será um curso de Medicina que formará profissionais de excelência e também vai servir para atender a população do Piauí”, disse o ministro.

“Dia 4 de novembro de 2025 marca um avanço histórico para a educação e a saúde do Centro-Sul do Piauí, que passa a ter oportunidades mais semelhantes às outras macrorregiões de saúde”, disse o deputado. Floriano, que é sede da macrorregional de saúde dos Cerrados, era a única que ainda não contava com a graduação. As demais sedes de macrorregião – Teresina (Meio Norte), Parnaíba (Litoral) e Picos (Semiárido) – já têm o curso em funcionamento.

Desde antes de assumir o mandato de deputado federal, Dr. Francisco – que também é médico, ex-secretário estadual de Saúde e presidiu a Comissão de Saúde, um dos mais importantes colegiados da Câmara dos Deputados, no ano de 2024 – trabalhou pelo projeto junto à UFPI e governo federal, obtendo apoio do Ministério da Educação, acompanhando as fases de análise, aprovação, vistoria e autorização.

O parlamentar destacou o trabalho da equipe da UFPI e as parcerias com o governo Lula, através dos ministros Camilo Santana e Wellington Dias, e o deputado estadual Dr. Marcus Vinícius na luta para garantir a implantação do curso.

Histórico


2023 – Dr. Francisco iniciou a articulação, junto ao Ministério da Educação e equipe da UFPI, para implantação da graduação e acompanhou todas as fases do processo. Apresentou o projeto ao ministro da Educação e obteve apoio para seguir com o projeto de implantação.

2023 – O deputado acompanhou o projeto nas equipes técnicas, com a UFPI seguindo o cumprimento de todas as exigências e critérios. O projeto foi analisado e aprovado pela Secretaria de Educação Superior.

2024 – Na fase de Vistoria, A CAMEM (Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas) visitou o Campus Amílcar Ferreira Sobral (Floriano); fez reuniões com professores, gestores da saúde estadual e municipal; inspecionou as estruturas propostas para o funcionamento do curso, inclusive serviços de saúde como o Hospital Regional Tibério Nunes, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), policlínica e unidades básicas de saúde, que serão campo de prática para a graduação.

2024 – Em seguida, o MEC deu o aval para implantar o bacharelado.

2025 – O deputado continuou acompanhando as etapas para garantir a liberação de código de vagas e contratação de servidores para viabilizar o curso.

2025 – O Ministro da Educação autorizou a emissão da Portaria que será publicada no Diário Oficial, permitindo contratar servidores imediatamente para trabalhar com as vagas já asseguradas para 2026.

Com informações da Ascom

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes