Brasil, 2 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1 adota sistema de refrigeração portátil para pilotos

A Fórmula 1 implementa novo sistema de refrigeração para garantir a segurança dos pilotos em condições extremas durante as corridas.

O calor extremo que quase levou pilotos ao desmaio no Grande Prêmio do Catar de 2023 mudou a Fórmula 1. Após o intenso episódio em que Logan Sargeant teve que abandonar a corrida por exaustão, Esteban Ocon vomitou dentro do capacete e Lance Stroll chegou a desmaiar levemente após a competição, a FIA decidiu homologar um novo sistema de refrigeração portátil para pilotos. Essa inovação será testada durante o GP de Singapura, visando proporcionar uma experiência mais segura e confortável nas corridas.

Um equipamento inovador para tempos quentes

O novo dispositivo de refrigeração, denominado Cypher Pro Micro Cooler, foi desenvolvido pela Chillout Motorsports e promete ser um divisor de águas na categoria. Diferente de um ar-condicionado tradicional, esse sistema é definido como um aparato hidráulico ultraleve que se conecta diretamente à roupa íntima à prova de fogo dos pilotos. Através de quase 50 metros de tubos finos que percorrem o tronco e as costas, o equipamento distribui fluido resfriado, ajudando a regular a temperatura corporal dos competidores.

Como funciona o Cypher Pro Micro Cooler

O fluido refrigerante é bombeado de uma caixa dedicada que contém um microprocessador e tecnologia avançada de refrigeração. O principal desafio enfrentado pelos engenheiros foi garantir que o sistema atendesse aos rigorosos padrões de resistência ao fogo impostos pela FIA, cruciais para a segurança dos pilotos em situações de risco.

O funcionamento do sistema respeitará condições específicas: ele poderá ser ativado sempre que a temperatura ambiente ultrapassar 31°C, de acordo com medições feitas por estações meteorológicas oficiais. Vale ressaltar que essa medição não leva em consideração o calor interno dos carros, que pode alcançar os 50°C a 60°C durante uma corrida.

Uma mudança necessária para a segurança dos pilotos

Com essa nova tecnologia, a Fórmula 1 busca minimizar os riscos relacionadas às condições extremas enfrentadas pelos pilotos em corridas em climas quentes. A decisão de implementar um sistema de refrigeração portátil responde a episódios como os do Grande Prêmio do Catar, quando vários pilotos saíram do paddock debilitados. A expectativa é que, com a adoção deste sistema, casos semelhantes sejam evitados em futuras competições, especialmente em locais conhecidos pelas altas temperaturas, como Singapura, onde o calor dentro do cockpit pode exceder em até 12°C a temperatura ambiente.

Integração futura e obrigatoriedade

Embora, por enquanto, o dispositivo opere de forma independente do sistema elétrico dos carros, a partir de 2026, ele deverá ser integrado, tornando-se uma ferramenta de segurança obrigatória, assim como já ocorreu com itens como o halo e o Hans. Essa mudança homenageia o compromisso da FIA com a segurança e o bem-estar dos pilotos.

É um marco importante não apenas para a Fórmula 1, mas também para o automobilismo em geral, onde a segurança deve sempre estar em primeiro lugar. O mundo da velocidade está sempre evoluindo e com essa inovação, o esporte se adapta às necessidades dos seus atletas, mostrando que as lições aprendidas podem levar a mudanças valiosas e necessárias.

O Cypher Pro Micro Cooler pode ser o início de um novo padrão de segurança para os pilotos da Fórmula 1, permitindo que eles competam em níveis de desempenho elevados, mesmo nas condições mais desafiadoras. A comunidade do automobilismo vai acompanhar ansiosamente os resultados desses testes e a implementação em futuras corridas.

Para mais informações sobre essa nova tecnologia e outras atualizações da Fórmula 1, acesse o link da fonte [aqui](https://oglobo.globo.com/esportes/formula-1/noticia/2025/10/02/f1-pilotos-ganham-ar-condicionado-portatil-em-traje-para-combater-calor-de-ate-60-c-dentro-dos-carros-entenda.ghtml).

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes