A Casa Branca divulgou nesta quarta-feira uma declaração contundente em resposta às recentes críticas de apresentadoras do programa The View, que sugeriram que Donald Trump teria ciúmes de Barack Obama e mencionaram a possibilidade de remover o talk show do ar. A polêmica começou após comentários de coasas, incluindo Whoopi Goldberg e Joy Behar, durante episódio exibido em 23 de julho, que abordaram a acusação feita por Trump de que Obama tentava liderar um golpe contra Hillary Clinton.
Resposta oficial e ataques pessoais
De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Taylor Rogers, as observações das apresentadoras foram “ridículas e representam uma tentativa fraca de distração”. Na declaração, ele acrescentou que “Joy Behar é uma perdedora irrelevante sofrendo de uma grave síndrome de desamparo com Trump”. A nota também afirmou que o programa The View “está atingindo os níveis mais baixos de audiência recentemente”.
“Antes de criticar, as apresentadoras deveriam refletir sobre sua própria inveja do sucesso histórico do presidente Trump”, completou Rogers, em tom de provocação, referindo-se às altas taxas de audiência do programa, que, segundo dados internos, estão em alta em comparação ao mesmo período do ano passado.
Polêmica e comentários sobre Barack Obama
Implicações e acusações
Durante o episódio, Whoopi Goldberg destacou que “um presidente em exercício acusou um ex-presidente de traição, o que é uma acusação muito séria”. Ela questionou ainda a imunidade presidencial, lembrando do entendimento do Supremo Tribunal sob a presidência de Trump de que o mandatário possui imunidade perante processos judiciais.
Joy Behar fez comentários diretos, dizendo que a acusação de Trump de tentativa de golpe por parte de Obama remete à insurreição de 6 de janeiro de 2021, afirmando: “Quem tentou derrubar o governo foi Trump, não Obama”. Além disso, Joy alegou que Trump teria ciúmes de Obama por sua elegância, inteligência e sucesso, deixando claro que essa paixão não correspondida estaria alimentando seu rancor.
Reações e reflexões
A discussão ganhou força quando Sunny Hostin sugeriu que Obama ainda vive “alugado na cabeça de Trump”, enquanto Alyssa Farah Griffin afirmou que Michelle Obama e Malia estão “fazendo Trump se modificar de raiva”. Essas declarações inflamaram ainda mais o debate, levando a uma resposta ríspida da Casa Branca.
Impacto na relação entre mídia e governo
Segundo o site Entertainment Weekly, a spokeswoman da Casa Branca, Taylor Rogers, afirmou que as acusações de Joy Behar representam um “sintoma de síndrome de Trump Derangement” e insinuou que o programa estaria em declínio de popularidade, com baixa audiência recente. Em contrapartida, uma fonte do The View garantiu que as audiências estão crescendo, especialmente entre mulheres de 18 a 49 anos, atingindo níveis de quatro anos atrás.
O episódio, responsável por atrair críticas públicas e temas de discussão nas redes sociais, demonstra mais uma vez o quanto a polarização política nos Estados Unidos influencia o debate midiático e as ações do governo.
Próximos passos e repercussões
Por ora, ambos os lados continuam defendendo suas versões, enquanto analistas políticos avaliam que a troca de farpas resulta em uma polarização cada vez mais acentuada entre a Casa Branca e setores da mídia. A questão do impacto na liberdade de expressão permanece aberta, especialmente após ameaças de retirada do programa The View do ar e ataques pessoais dirigidos por um porta-voz oficial.

