Os interessados em concorrer a uma das 3.652 vagas oferecidas na segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até este domingo, dia 20, para se inscrever. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame, e a taxa de R$ 70 precisa ser paga até amanhã, dia 21.
Detalhes do concurso e etapas de prova
As provas estão programadas para ocorrer em duas etapas: a primeira, com questões objetivas, em 5 de outubro; e a segunda, com provas dissertativas, em dezembro, apenas para os candidatos aprovados na fase anterior. A seleção tem distribuição de vagas em 32 órgãos públicos, com salários que atingem até R$ 16.400.
Vagas e cargos disponíveis
Destaques incluem 1.172 vagas para o bloco de Administração, sendo que 1 mil delas são para cadastro de reserva, destinadas ao cargo de analista técnico-administrativo no Ministério de Inovação e Gestão (MGI). Além disso, há oportunidades para níveis médio e superior, com novos blocos de cargos.
Durante o processo de inscrição, os candidatos podem definir suas preferências, considerando interesses profissionais, formação acadêmica e experiência. Também há possibilidade de indicar o uso do nome social e solicitar atendimento especializado, mediante documentação comprobatória, até 20 de julho.
Passo a passo da inscrição
Para realizar a inscrição, é necessário possuir uma conta ativa no portal Gov.br e um número de CPF válido. Os candidatos deverão:
- Escolher apenas um dos nove blocos temáticos;
- Selecionar diferentes cargos e especialidades dentro do mesmo bloco, se desejar;
- Ordenar suas preferências de cargos, como na edição anterior do concurso;
- Definir o local de prova, escolhendo unidade federativa e cidade, informação que não poderá ser alterada posteriormente;
- Solicitar tratamento por nome social ou atendimento especializado, até o prazo de 20 de julho, com a documentação comprobatória;
- Indicar interesse em vagas reservadas às cotas para PcDs, pessoas negras, indígenas ou quilombolas;
- Preencher um questionário socioeconômico e aceitar os termos do concurso para concluir a inscrição.
Blocos temáticos e critérios de participação
Os cargos estão agrupados em nove blocos temáticos, organizados por áreas de atuação semelhantes, o que permite a candidatura a diferentes cargos dentro do mesmo bloco com uma única inscrição. Os blocos variam desde Saúde, Cultura, Ciências, até Administração e Justiça.
As vagas estão assim divididas: 65% para ampla concorrência, 25% para pessoas negras, 3% indígenas, 2% quilombolas e 5% para pessoas com deficiência. Além disso, há um bloco dedicado ao nível médio, com oportunidades de nível intermediário, como Saúde e Regulação.
Divulgação de resultados e cronograma
A prova objetiva será aplicada no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, em cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Os candidatos habilitados farão a prova discursiva em 7 de dezembro. A primeira lista de classificados deve ser divulgada em 30 de janeiro de 2026. As demais etapas, incluindo envio de títulos e confirmação de cotas, acontecerão até o início do ano que vem.
Principais datas para inscrição e provas
- Inscrição: 2 a 20 de julho de 2025
- Solicitação de isenção: 2 a 8 de julho
- Pagamento da taxa: até 21 de julho
- Prova objetiva: 5 de outubro
- Resultado preliminar e convocações: 12 de novembro
- Prova discursiva: 7 de dezembro
- Divulgação da primeira lista de classificados: 30 de janeiro de 2026
Para mais informações e detalhes sobre o concurso, acesse o site da Globo.