O X-59, um inovador avião supersônico, também chamado de “filho do Concorde”, está em fase de testes e tem potencial para diminuir o tempo de voo entre Nova York e Londres para menos de quatro horas. Atualmente, o avião está passando por testes de táxi, período que se refere à manobra da aeronave no solo em diferentes velocidades, com o intuito de avaliar suas características de manuseio, desempenho e comportamento do sistema antes do voo, principalmente durante a decolagem e aterrissagem.
História do Concorde e sua importância
Por muitos anos, diversos fabricantes tentaram trazer de volta aos céus uma aeronave com capacidades semelhantes ao Concorde. O famoso avião supersônico anglo-francês foi um orgulho mundial, operando de 1976 até 2003, quando foi aposentado. Essa decisão ocorreu três anos após o único acidente fatal envolvendo a aeronave, que resultou na morte de todas as 109 pessoas a bordo.
Durante seu tempo de operação, o Concorde alcançou velocidades impressionantes, como a do voo mais rápido de Londres a Nova York, realizada pela British Airways em fevereiro de 1996, que levou apenas 2 horas, 52 minutos e 59 segundos. A busca por um sucessor para essa icônica aeronave agora se intensifica com a entrada em operação do X-59, da NASA, que iniciou oficialmente os testes de táxi, marcando a primeira vez que essa aeronave experimental se moveu por conta própria.
Detalhes dos testes do X-59
O piloto de testes da NASA, Nils Larson, junto com a equipe do X-59, composta por profissionais da NASA e da Lockheed Martin, completou o primeiro teste de táxi em baixa velocidade no dia 10 de julho, na Planta 42 da Força Aérea dos EUA, em Palmdale, Califórnia. Esses testes representam a última fase de avaliação em solo antes da primeira decolagem.
Nas próximas semanas, a aeronave deverá aumentar gradualmente sua velocidade, culminando em um teste de táxi em alta velocidade, que levará o avião quase ao limite da decolagem. Durante os testes em baixa velocidade, engenheiros e equipes de voo monitoraram o manuseio do X-59 enquanto ele se deslocava pela pista, validando sistemas críticos como direção e frenagem, o que garante a estabilidade e controle da aeronave sob diferentes condições.
A missão Quesst e os impactos no futuro da aviação
O X-59 é o principal componente da missão Quesst da NASA, que visa demonstrar um voo supersônico silencioso, reduzindo o estrondo do boom sônico para um “thump” mais suave. A aeronave está projetada para voar a Mach 1.5, ou aproximadamente 990 mph (1.590 km/h), o que pode permitir um voo sem escalas de Londres a Nova York em aproximadamente 3 horas e 44 minutos, em comparação com as 7 a 8 horas dos voos comerciais regulares.
Além disso, em 2023, a NASA investigou a viabilidade comercial de viagens aéreas supersônicas, considerando aeronaves que poderiam voar entre Mach 2 e Mach 4 (1.535-3.045 mph). Os dados obtidos do X-59 serão compartilhados com reguladores dos EUA e internacionais para ajudar na definição de novas normas de ruído aceitáveis para voos supersônicos comerciais sobre terras.
O legado do Concorde e o futuro da aviação
O último voo comercial do Concorde ocorreu em 24 de outubro de 2003, após o desastre do voo 4590 da Air France em 25 de julho de 2000, que resultou na morte de todas as pessoas a bordo. De acordo com a British Airways, uma travessia típica entre Londres e Nova York levava cerca de três horas e meia no Concorde, em comparação com aproximadamente oito horas para um voo subsônico.
O Concorde media quase 62 metros de comprimento e se expandia entre 15 e 25 centímetros durante o voo devido ao aquecimento de sua estrutura. O avião era pintado com uma tinta branca especialmente desenvolvida para suportar essas mudanças e dissipar o calor gerado pelo voo supersônico.
O renascimento dos voos supersônicos com o X-59 promete não apenas retomar a eficiência dos voos transatlânticos, mas também transformar a aviação comercial, tornando-a mais rápida e silenciosa.