O presidente Lula afirmou que haverá um almoço em sua casa às 13h para discutir as propostas apresentadas pelo Ministério da Fazenda, relacionadas à compensação de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa visa sanar um descumprimento por parte do Senado na aprovação de medidas fiscais que envolvem desoneração, que tinham conhecimento de uma decisão judicial obrigando a compensação.
Reparos diante do descumprimento de decisão do STF
Segundo relato, o Ministério da Fazenda elaborou uma proposta para reparar uma situação em que o Senado não cumpriu uma decisão do STF, que obrigava a compensação financeira relacionada à desoneração. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou uma proposta na tentativa de resolver o impasse e dar uma resposta rápida à sociedade, mesmo antes de uma solução definitiva.
Discussões internas antes do envio ao Congresso
Presidente Lula reforçou a importância de debates abertos antes de encaminhar qualquer medida ao Congresso Nacional. “Antes de enviarmos qualquer proposta, é fundamental reunir as lideranças políticas, incluindo o presidente do Senado, o presidente da Câmara e os líderes dos partidos”, afirmou. O chefe do Executivo destacou que já realizou uma reunião no domingo à noite em sua residência para alinhamento, e que o almoço de hoje serve para finalizar os detalhes com os envolvidos na elaboração da nova proposta.
Perspectiva de consenso e ações futuras
O governo busca construir uma ampla discussão com as principais lideranças políticas antes de tomar uma decisão definitiva. Lula destacou a transparência do processo e a necessidade de envolver representantes do Legislativo para garantir a legitimidade das medidas. A expectativa é que as negociações avancem após o almoço de hoje, buscando uma solução que atenda aos interesses fiscais e políticos do país.
Para mais detalhes, leia a matéria completa no Fonte original.














